segunda-feira, 22 de outubro de 2012


CASA DE EVA - OFERTA

 essa casinha para colocar as ofertas das crianças.
O telhado é simples, você corta tiras do mesmo tamanho, quadricula o molde, e faz essas ondinhas e depois cola um em cima do outro.

Vista de cima, no telhado as crianças colocam a oferta.

A janela do lado.




O telhado abre para eu tirar a oferta





Visuais e atividades sobre a oferta para trabalhar com as crianças.
Cada cultinho escolhemos um aluno para retirar a oferta! Gostaram?
 copie da tia Ale




Caixa de Presente - Evangelistica





História…
A Caixa montada é uma cruz com a palavra JESUS, no centro, enfatizando o verdadeiro e maior presente que o homem pode vir a receber nesta vida, a SALVAÇÃO – Ofereça JESUS, a SALVAÇÃO, aos seus alunos. Apresente a caixa de presente as crianças.
Pergunte a elas: Quem aqui já ganhou um presente de aniversário? E do dia das crianças? E no Natal? Quem já ganhou um presente especial? (ouça as respostas com atenção).
Todos nós gostamos de ganhar presente não é mesmo? Principalmente quando é aquele presente que tanto sonhávamos, como uma bicicleta, uma boneca, uma bola ….
Mas será que esses presentes são os principais da nossa vida? Será que conseguimos viver apenas com as coisas materiais? (ouça as respostas)
Crianças, os melhores presentes são os que Deus nos dá. Sabem quais são? A saúde, a família, a nossa Igreja, o nosso trabalho, a sabedoria e muito mais.
Mas existe um presente que é o mais especial de todos, e esse presente está aqui na minha dentro dessa caixa (mostre a caixa). Vocês sabem o que é? (deixe as crianças curiosas, ouça as opiniões).
Olha ….. Muitas crianças já tem esse presente e quem não tem deveria ter, porque ele é o melhor presente do mundo!
Já que vocês estão curiosos eu vou mostrar para vocês, mas com uma condição, eu quero que vocês prometam que vão cuidar muito bem desse presente, pois tem muitas pessoas que recebem e não dão valor, aí sabe o que acontece? Elas acabam perdendo o presente, ás vezes até deixam alguém roubar, pois na nossa vida existe diariamente “o inimigo” querendo sempre nos tirar do caminho do Senhor.
Mas vocês prometem que vão cuidar mesmo? (Depois de deixá-los bem curiosos abra o presente formando a cruz).
A SALVAÇÃO, esse é o maior presente que alguém pode receber, e quem recebe deve cuidar com muito zelo e amor, pois Satanás deseja roubá-lo.
Leia a frase: Mateus 10:22 Sereis odiados de todos por causa do meu nome; aquele, porém, que perseverar até ao fim, esse será salvo.
Termine a mensagem perguntando se alguma criança deseja aceitar JESUS em sua vida, e assim dá o primeiro passo para a SALVAÇÃO, nunca saindo dos caminhos do Senhor.

sábado, 20 de outubro de 2012

NOITE DE NATAL

Noite de Natal Noite de Natal
O narrador conta a história enquanto os personagens representam. José, Maria, 2 pastores, 2 hoteleiros, 3 reis, 3 anjos e narrador.

Personagens: José, Maria, 2 pastores, 2 hoteleiros, 3 reis, 3 anjos e narrador.
NARRADOR:
Há muitos anos atrás, em uma cidade da Galileia chamada Nazaré, havia uma jovem que se chamava MARIA… jovem obediente à Deus, e que tinha um coração bom e limpinho… e Deus lá do céu, se agradou de Maria, e a escolheu para ser a mãe do menino Jesus (aquele que seria o salvador do mundo)… Um dia, um lindo anjo, enviado por Deus, trouxe uma mensagem para Maria…e o anjo disse assim:
Uma criança (anjo), vestida de branco entra na cena, ergue os braços e os mantém erguidos e fala:
“SALVE AGRACIADA, O SENHOR É CONTIGO: BENDITA ÉS TÚ ENTRE AS MULHERES – NÃO TEMAS!!! PORQUE ACHASTE GRAÇA DIANTE DE DEUS,… EIS QUE DARÁ A LUZ UM FILHO E POR-LHE-ÁS O NOME DE JESUS, ESTE SERÁ CHAMADO FILHO DO ALTÍSSIMO, E O SEU REINO NÃO TERÁ FIM…”
NARRADOR:
Mas José, o noivo de Maria ficou muito confuso com aquela situação, afinal de contas eles não eram casados… então como Deus gosta de tudo direitinho, mandou uma mensagem para José também… e o anjo do Senhor apareceu para José em sonho e lhe disse.:
Outra criança, representando José, entra e deita para dormir.
Anjos:
“JOSÉ FILHO DE DAVÍ, NÃO TEMAS RECEBER MARIA TUA MULHER, PORQUE O QUE NELA ESTÁ GERADO É DO ESPÍRITO SANTO, E DARÁ A LUZ UM FILHO E CHAMARÁS O SEU NOME JESUS, …PORQUE ELE SALVARÁ O SEU POVO DOS SEUS PECADOS.. ”
NARRADOR:
E José, confiou nas palavras do anjo, pois sabia que ele era enviado por Deus, e José amava a Deus, e confiava nas suas palavras e promessas…..
Passou-se algum tempo…. e agora a barriguinha de Maria já estava grande,… mas eles precisavam viajar para Belém, para alistar-se na cidade onde nasceram, pois esta era a ordem do Rei,… E lá se foram, José, Maria e o menino Jesus ainda dentro da barriguinha de Maria, iniciaram então uma longa viajem… Ao chegarem em Belém, encontraram a cidade completamente cheia de pessoas vindas de todas as partes para alistar-se ali… Maria cansada, e quase para dar a luz…. escorava-se em José, e lá iam os dois à procura de uma quarto ou um lugar onde Maria pudesse descansar um pouco,… mas era inútil a procura,… …tudo lotado, as hospedarias estavam cheias, e todos diziam: “NÃO HÁ LUGAR” quando em uma certa hospedaria alguém falou,…
2 ou 3 meninas representam a hospedaria; podem varrer o chão e tirar o pó de um canto do “palco”.
… TALVEZ TENHAMOS UMA LUGARZINHO AQUI NA ESTREBARIA,… TALVEZ AQUI DÊ PARA VOCÊS DESCANSAREM UM POUCO…… É SÓ O QUE PODEMOS LHES OFERECER…..”
NARRADOR:
E lá foram para estrebaria (lugar onde ficam os animais)… ERA O ÚNICO LUGAR, UMA SIMPLES E HUMILDE ESTREBARIA, e Maria, ali na estrebaria deu a luz, ao menino Jesus, o Salvador do Mundo, o Rei dos Reis e Senhor dos Senhores…
E lá no campo, estavam os pastores, cuidando de seus rebanhos, quando um anjo lhes apareceu… e lhes deu a notícia do nascimento do menino Jesus, o Salvador do mundo, o perfeito filho de Deus… E lá foram os pastores, ao encontro do menino Jesus; que alegria deveriam estar sentindo em seus corações, deixaram para trás o cansaço e saíram apressadamente….
Em um outro lugar, Deus mandava que uma estrela, guiasse também os Reis Magos até Belém, para que encontrassem o menino Jesus e o adorassem… e a estrela obediente ensinou-lhes o caminho…
- Agora sim, estava completa aquela linda noite…. José, Maria, os pastores e os reis magos, ah… sem contar os animaizinhos, todos adoravam ao menino Jesus, deitado em uma simples manjedoura, mas que seria o Salvador do mundo, o Rei dos Reis e Senhor e dos Senhores…
FIM: “JESUS NASCEU, ASSIM SE FEZ A NOITE DE NATAL”

A SENHA JOÃO 3:16( peça)

A SENHA JOÃO 3:16

A SENHA João 3:16 - Teatro CristãoA história de um menino que morava na rua e vendia jornais nos Estados Unidos, o frio no natal já estava castigando.
Este menino humildemente, pede abrigo, diante do risco de morrer congelado.
Foi indicado um endereço, ali próximo, e que o menino ao ser atendido deveria dizer: “João 3:16”


* No texto há referência a “desbravadores” que é o trabalho da Igreja Adventista do Sétimo Dia com crianças e adolescentes(10 a 15 anos), com muitas semelhanças aos grupos de escoteiros.
NARRADOR: Conta-se uma interessante e comovente história, que se passou na cidade de Chicago, muitos anos atrás, em plena época de Natal.
A noite caia fria, escura, e com uma forte névoa. Um garotinho vendia jornais numa esquina, mas as pessoas sequer o ouviram gritar as manchetes, pois apressadamente, fugiam do frio. Ele tremia tanto que resolveu também "encerrar seu expediente". Olhando ao redor, localizou e caminhou até um desbravador, perguntando-lhe:
MENINO: - O Senhor, saberia me dizer onde eu poderia encontrar um lugar abrigado para eu passar estar noite?
Sabe, eu durmo em uma caixa na equina logo ali abaixo, mas hoje a noite esta tão fria, que tenho medo de congelar e morrer dormindo!
Como seria bom se eu tivesse um lugar quente para ficar!
NARRADOR: O desbravador olhou demoradamente para o garotinho e disse:
DESBRAVADOR: Pegue a primeira rua á direita, vá em frente até o final da rua. Você vai dar de cara com uma casa branca, bem grande. Abra o portão, bata na porta e, quando abrirem, apenas diga "João 3:16", que eles deixarão você entrar.
NARRADOR: O garotinho, mesmo sem compreender muito bem, caminhou até a casa e bateu na porta. Uma senhora o atendeu. Ele, então, olhou para ela e disse:
MENINO: - "João 3:16".
NARRADOR: A senhora abriu a porta para que ele entrasse e lhe falou:
SENHORA: - Pode entrar, meu filho.
NARRADOR: Depois, ela o conduziu para o interior da casa e indicando que sentasse numa poltrona em frente a uma grande lareira, se retirou. O garoto ficou ali sentado, ouvindo o crepitar do fogo, sentindo o calor voltar aos seus pés e mãos, e pensou:
MENINO: "João 3:16" eu não entendi nada, mas essa senha certamente aquece um menino com frio.
NARRADOR: Um tempinho depois, a senhora voltou e perguntou:
SENHORA: -Você esta com fome?
MENINO: Bem, um pouco... Pra falar a verdade, estou sim... Não como há alguns dias!
NARRADOR: A senhora, então, o levou até a cozinha e fez com que se sentasse à mesa. Os olhos do menino quase pularam ao ver tanta comida gostosa.
Começou um pouco sem graça, mas depois se soltou e comeu até não poder mais!
Com a barriga cheia, ele pensou novamente.
MENINO: "Continuo sem entender, mas esse João 3:16 também mata a fome de um menino".
NARRADOR: Em seguida, a senhora o levou até o banheiro onde havia uma enorme banheira cheia de água quente. O garoto, então, tomou um super banho, como nunca antes tomara em sua vida! E novamente ele pensou:
MENINO: "João 3:16" você fez com que um menino sujo ficasse bem limpinho!
NARRADOR: Depois de bem alimentado, limpo e aquecido, a senhora o levou até um quarto, colocou-o em uma grande cama antiga, cobriu-o até o pescoço com perfumadas roupas de cama e um peludo coberto.
Os olhinhos do menino acompanhavam seu rosto, quando ela se inclinou dando-lhe na testa, um beijo de boa noite.
Havia ainda um meio sorriso em seus lábios quando ela deu-lhe as costas, apagou a luz e saiu do quarto. Assim que ficou no escuro ele pensou:
MENINO: Se não fosse esse "João 3:16", eu não estaria aqui agora parece que estou sonhando... Quanta coisa boa esta acontecendo comigo!
NARRADOR: na manhã seguinte, a senhora o conduziu novamente para a mesma mesa onde, na noite anterior, ele tivera sua fome saciada. Após um bom café da manhã, ela levou para a mesma poltrona em frente à lareira, pegou uma Bíblia grande e abrindo-a sentou-se em outra poltrona a sua frente.
Fitando-o nos olhos, perguntou:
SENHORA: Você entendeu o significado da nossa senha "João 3:16?".
NARRADOR: Não, senhora. A primeira vez que eu a ouvir foi na noite passada, quando um desbravador me disse para usa-la quando chegasse aqui.
NARRADOR: Ela, então, abriu a Bíblia em João 3:16, e começou a ler aquele versículo, bem como os seguintes, contando-o para ele do amor de Deus, ao mandar Jesus. Ali mesmo, em frente a grande lareira, ele reconheceu que era pecador, que Deus o amava e o porquê de Jesus ter vindo ao mundo. Então comovido, disse:
MENINO: Eu não entendia, mas "João"  3:16fez toda a diferença. - Se eu morresse ontem, eu perderia a minha salvação, mas se eu morrer hoje, por causa de João 3:16, eu vou para céu quando Jesus voltar.
"Por que Deus amou tanto o mundo, que deu seu único FILHO, e aquele que crer nEle não morrerá, mas terá a vida eterna. Por que Deus enviou o seu FILHO ao mundo, não para que julgasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por
ELE. Quem nEle crer não é julgado; o que não crer já esta julgado, por que ele não acreditou no nome do único verdadeiro FILHO de Deus.." João 13:16 a 18

quarta-feira, 17 de outubro de 2012


A lição do sapinho

Era uma vez um grupo de sapinhos...



... que organizaram uma competição.

O objetivo era alcançar o topo de uma torre muito alta.


Uma multidão se juntou em volta da torre para ver a corrida e animar os competidores...




A corrida começou...




Sinceramente:

Ninguém naquela multidão toda realmente acreditava que sapinhos tão pequenos pudessem chegar ao topo da torre.

E diziam coisas como:  ''Oh, é dificil DEMAIS!!

Eles NUNCA vão chegar ao topo. ''  ou:

''Eles não tem nenhuma chance... A torre é muito alta!''



Os sapinhos começaram a cair...

Um a um...

Só alguns continuaram a subir mais e mais alto...




A multidão continuava a gritar:

''É muito difícil!!! Ninguém vai conseguir!''



Alguns sapinhos se cansaram e desistiram...

Mas um continuou a subir e a subir...

Este não desistia!

No final, todos os sapinhos tinham desistido de subir a torre, com exceção do sapinho que, depois de um grande esforço, foi o único a atingir o topo!

Todos os outros sapinhos queriam saber...

Como ele conseguiu?



Um dos sapinhos perguntou ao campeão como ele conseguiu forças para atingir o objetivo.


Então, foi quando todos souberam...

Que o sapinho campeão era surdo!!!


Moral da história:

Nunca dê ouvidos a pessoas com tendências negativas ou pessimistas...

Porque eles tiram de você, seus sonhos e desejos mais lindos.

Aqueles que o Senhor colocou no seu coração!

Sempre se lembre do poder das palavras.

Porque tudo o que você falar, ouvir e ler irá afetar suas ações!
E acima de tudo:

Seja surdo quando as pessoas dizem que você não pode realizar seus sonhos!

E não se esqueça:

Eu POSSO TODAS AS COISAS NAQUELE QUE ME FORTALECE!!!
!
 

segunda-feira, 15 de outubro de 2012

ONDE ESTÃO OS PASTORES DE CRIANÇAS?




ONDE ESTÃO OS PASTORES DE CRIANÇAS?
"Cuidado para não desprezarem um só destes pequeninos! Pois eu lhes digo que os anjos deles nos céus estão sempre vendo a face de meu Pai celeste. O Filho do homem veio para salvar o que se havia perdido. O que acham vocês? Se alguém possui cem ovelhas, e uma delas se perde, não deixará as noventa e nove nos montes, indo procurar a que se perdeu? E se conseguir encontrá-la, garanto-lhes que ele ficará mais contente com aquela ovelha do que com as noventa e nove que não se perderam. Da mesma forma, o Pai de vocês, que está nos céus, não quer que nenhum destes pequeninos se perca.” (Mateus 18:10-14)
Na história contada por Jesus a respeito do pastor que sai pelos montes procurando a ovelha perdida, encontramos algumas ações significativas:
• Deixar – Ele suspende algo que vinha fazendo e se lança numa empreitada que vai exigir certa renúncia.
• Ir – Ele se desloca movido por um impulso muito forte e totalmente focado no seu objetivo: encontrar o cordeiro que está perdido. Ele avança nessa direção.
• Procurar – Ele se esforça por alcançar ou conseguir o seu objetivo.
• Encontrar – Ele finalmente descobre, acha, dá de cara com a ovelha perdida.
• Recolher – Ele dá o devido acolhimento.
• Trazer – Ele conduz o cordeiro para o lugar seguro.
2) Buscar crianças perdidas exige:
• Diligência – Cuidado ativo, presteza em fazer alguma coisa. Zelo. Esforço. Empenho. Empregar todos os meios para fazer algo.
• Disposição – Desígnio, intenção, vontade, inclinação, prontidão.
• Dedicação – Afeto extremo, devoção. Consagração. Sacrificar-se em favor de algo. Entrega.
Quantas crianças estão perdidas? Só no Brasil são cerca de 60 milhões abaixo dos 15 anos de idade. Onde estão as crianças perdidas?
A saída para procurar crianças perdidas se reveste de um significado muito mais profundo quando ouvimos o Senhor Jesus dizer que “o Pai de vocês, que está nos céus, não quer que nenhum destes pequeninos se perca” (Mateus 18:14). Trata-se de um trabalho de acordo com a vontade de Deus! Que maravilha!
São tantas as oportunidades para buscar as crianças: aulas em creches e nas escolas, escolas bíblicas de férias, ministério nos hospitais, clubes bíblicos em lares cristãos, etc. Que bênção extraordinária seria se, em cada igreja, pelo menos 5 a 10 lares abrissem suas portas para realizarem Clubes Bíblicos para Crianças, com programação de uma vez por semana para os pequenos! Seria uma verdadeira revolução!
3) A falta de visão e de ação para buscar as ovelhinhas perdidas
Jesus Cristo, certa ocasião, ficou indignado com os seus discípulos, porque queriam impedir que as crianças se aproximassem dele. O Senhor dirigiu-lhes a seguinte palavra: “Deixem vir a mim as crianças, não as impeçam; pois o Reino de Deus pertence aos que são semelhantes a elas. Digo-lhes a verdade: Quem não receber o Reino de Deus como uma criança, nunca entrará nele.” (Marcos 10:14-15).
Embora seja possível provar, sem sombra de dúvidas, que 85% dos atuais cristãos receberam a Cristo quando ainda eram crianças, antes dos 15 anos de idade (10% o fizeram entre 15 e 30 anos, 5% após os 30 anos), ainda existem muitas pessoas colocando tropeços e impedindo as crianças de virem a Cristo.
O problema, na verdade, é teológico. Há uma teologia deficiente quando se trata das crianças. Não existem duas teologias, uma para adultos e outra para crianças. Há, isto sim, uma linguagem mais apropriada para o adulto e outra mais apropriada para a criança, mas não se pode esconder da criança a verdade do Evangelho.
Lamentavelmente, não há visão e nem interesse em compartilhar o Evangelho com as crianças. A maioria dos trabalhos com as crianças resume-se a contar “historinhas”, cantar “musiquinhas”, fazer “oraçõezinhas”, preparar “programinhas”, sem nenhuma preocupação em mostrar a realidade do pecado e como uma criança pode receber a Cristo como seu Salvador Pessoal. Esse quadro precisa mudar urgentemente!
4) O problema todo se resume numa só palavra: p e c a d o!
Pecado é uma palavra derivada de uma raiz que significa “errar o alvo”, “fracassar”. Trata-se, na verdade, do fracasso em não atingir um padrão conhecido, vindo a desviar-se do mesmo. Pecado é afastamento daquilo que Deus considera e estabelece como a conduta ideal. O pecado acaba se tornando uma oposição a Deus, uma verdadeira rebelião. O pecado é a transgressão da lei e do padrão de Deus.
O trabalho com crianças que não reconhecer esta problemática do pecado, mesmo no coração de um pequenino, terá pouca chance de ser frutífero. Se desejarmos pastorear e preparar uma nova geração, temos que enfrentar o problema principal, sem rodeios, sem sentimentalismo, sem fugir do diagnóstico, ainda que seja duro: “O Senhor viu que a perversidade do homem tinha aumentado na terra e que toda a inclinação dos pensamentos do seu coração era sempre e somente para o mal.” (Gênesis 6:5)
O Senhor Jesus foi também categórico ao afirmar: “Pois do interior do coração dos homens vêm os maus pensamentos, as imoralidades sexuais, os roubos, os homicídios, os adultérios, as cobiças, as maldades, o engano, a devassidão, a inveja, a calúnia, a arrogância e a insensatez. Todos esses males vêm de dentro e tornam o homem impuro.” (Marcos 7:21-23)
Há milhões de crianças perdidas no pecado, caídas, e que correm o risco de se perderem eternamente. Uma das principais doutrinas na Bíblia, que precisa ser bem compreendida, refere-se à queda do homem. Ao pecar, o homem rebelou-se contra Deus. Tornou-se inimigo de Deus.
No final de Gênesis 3, no último versículo, vemos o homem expulso do jardim do Éden e sem possibilidade de retorno, levando consigo e para todos os seus descendentes as consequências de sua queda: dores, sofrimentos, trabalho duro para obter o sustento, doenças e a morte.
Os filhos de Adão e Eva nasceram após a queda e receberam essa herança pecaminosa. “Portanto, da mesma forma como o pecado entrou no mundo por um homem, e pelo pecado a morte, assim também a morte veio a todos os homens, porque todos pecaram” (Romanos 5:12) “Sei que sou pecador desde que nasci, sim, desde que me concebeu minha mãe.” (Salmo 51:5) Estes textos tão claros mostram que cada criança já nasce num estado de pecado que a coloca em inimizade com o Deus Eterno, que é Santo e não tolera o pecado.
Só há uma maneira de apagar o pecado: através do sangue do Cordeiro Justo e Imaculado, do Filho de Deus, sem pecado, perfeito, o Senhor Jesus Cristo! “Tudo isso provém de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por meio de Cristo e nos deu o ministério da reconciliação, ou seja, que Deus em Cristo estava reconciliando consigo o mundo, não levando em conta os pecados dos homens, e nos confiou a mensagem da reconciliação. Portanto, somos embaixadores de Cristo, como se Deus estivesse fazendo o seu apelo por nosso intermédio. Por amor a Cristo lhes suplicamos: Reconciliem-se com Deus. Deus tornou pecado por nós aquele que não tinha pecado, para que nele nos tornássemos justiça de Deus.” (2 Coríntios 5:18-21)
5) A mensagem que a criança precisa ouvir!
Pastorear e preparar crianças para o futuro é conduzi-las ao novo nascimento, contando-lhes a preciosa mensagem do Evangelho.
Toda criança precisa conhecer:
• Que Deus a ama com imenso amor – João 3:16.
• Que ela tem um problema (doença, necessidade) – Romanos 3:23; 6:23.
• Que só há uma solução (remédio, provisão) para o seu problema – Atos 4:12; 1 Coríntios 15:3,4; 1 Timóteo 2:5.
• Que ela precisa apropriar-se de Cristo (recebê-lo) – João 1:12,13.
• Que a salvação é eterna (segurança) – João 10:28-29; 1 João 5:11-12.
É preciso levar a criança a reconciliar-se com Deus, reconhecendo que é pecadora, buscando o perdão e confiando no sacrifício de Cristo realizado na cruz do Calvário, pois “o sangue de Jesus, seu Filho, nos purifica de todo pecado” (1 João 1:7).
Sim, o pecado foi eliminado completamente na cruz. “Portanto, agora já não há condenação para os que estão em Cristo Jesus” (Romanos 8:1). A criança que estava perdida foi achada.
COntinuaremos esta palavra falando que o pastor não somente busca a ovelha perdida mas também apascenta o cordeirinho de Cristo.
Gilberto Celeti
Este artigo saiu na Revista "O Evangelista de Crianças" ano 58, nº 227, abril/maio/junho/20
A figura que melhor representa aquele que trabalha com crianças é a figura de um pastor.
Tios, tias, professores, professoras, palhaços, palhaças, monitores, voluntários e tantos outros precisam sair de cena.
Chega de pajear, de entreter ou de meramente “ensinar” crianças.
Vamos pastoreá-las.
O momento atual exige isso.
Podemos olhar o pastor de crianças em três posições bem distintas:
• Aquele que procura a ovelha perdida;
• Aquele que apascenta os cordeirinhos de Cristo;
• Aquele que livra e protege dos inimigos.
Vamos considerar agora a ação de buscar a ovelha perdida.
1) O Pastor que procura a ovelha perdida
"Cuidado para não desprezarem um só destes pequeninos! Pois eu lhes digo que os anjos deles nos céus estão sempre vendo a face de meu Pai celeste. O Filho do homem veio para salvar o que se havia perdido. O que acham vocês? Se alguém possui cem ovelhas, e uma delas se perde, não deixará as noventa e nove nos montes, indo procurar a que se perdeu? E se conseguir encontrá-la, garanto-lhes que ele ficará mais contente com aquela ovelha do que com as noventa e nove que não se perderam. Da mesma forma, o Pai de vocês, que está nos céus, não quer que nenhum destes pequeninos se perca.” (Mateus 18:10-14)
Na história contada por Jesus a respeito do pastor que sai pelos montes procurando a ovelha perdida, encontramos algumas ações significativas:
• Deixar – Ele suspende algo que vinha fazendo e se lança numa empreitada que vai exigir certa renúncia.
• Ir – Ele se desloca movido por um impulso muito forte e totalmente focado no seu objetivo: encontrar o cordeiro que está perdido. Ele avança nessa direção.
• Procurar – Ele se esforça por alcançar ou conseguir o seu objetivo.
• Encontrar – Ele finalmente descobre, acha, dá de cara com a ovelha perdida.
• Recolher – Ele dá o devido acolhimento.
• Trazer – Ele conduz o cordeiro para o lugar seguro.
2) Buscar crianças perdidas exige:
• Diligência – Cuidado ativo, presteza em fazer alguma coisa. Zelo. Esforço. Empenho. Empregar todos os meios para fazer algo.
• Disposição – Desígnio, intenção, vontade, inclinação, prontidão.
• Dedicação – Afeto extremo, devoção. Consagração. Sacrificar-se em favor de algo. Entrega.
Quantas crianças estão perdidas?
Só no Brasil são cerca de 60 milhões abaixo dos 15 anos de idade.

Onde estão as crianças perdidas?
São tantas as oportunidades para buscar as crianças: aulas em creches e nas escolas, escolas bíblicas de férias, ministério nos hospitais, clubes bíblicos em lares cristãos, etc.
Que bênção extraordinária seria se, em cada igreja, pelo menos 5 a 10 lares abrissem suas portas para realizarem Clubes Bíblicos para Crianças, com programação de uma vez por semana para os pequenos! Seria uma verdadeira revolução!
A saída para procurar crianças perdidas se reveste de um significado muito mais profundo quando ouvimos o Senhor Jesus dizer que “o Pai de vocês, que está nos céus, não quer que nenhum destes pequeninos se perca” (Mateus 18:14). Trata-se de um trabalho de acordo com a vontade de Deus! Que maravilha!
3) A falta de visão e de ação para buscar as ovelhinhas perdidas
Jesus Cristo, certa ocasião, ficou indignado com os seus discípulos, porque queriam impedir que as crianças se aproximassem dele. O Senhor dirigiu-lhes a seguinte palavra: “Deixem vir a mim as crianças, não as impeçam; pois o Reino de Deus pertence aos que são semelhantes a elas. Digo-lhes a verdade: Quem não receber o Reino de Deus como uma criança, nunca entrará nele.” (Marcos 10:14-15).
Embora seja possível provar, sem sombra de dúvidas, que 85% dos atuais cristãos receberam a Cristo quando ainda eram crianças, antes dos 15 anos de idade (10% o fizeram entre 15 e 30 anos, 5% após os 30 anos), ainda existem muitas pessoas colocando tropeços e impedindo as crianças de virem a Cristo.
O problema, na verdade, é teológico. Há uma teologia deficiente quando se trata das crianças. Não existem duas teologias, uma para adultos e outra para crianças. Há, isto sim, uma linguagem mais apropriada para o adulto e outra mais apropriada para a criança, mas não se pode esconder da criança a verdade do Evangelho.
Lamentavelmente, não há visão e nem interesse em compartilhar o Evangelho com as crianças. A maioria dos trabalhos com as crianças resume-se a contar “historinhas”, cantar “musiquinhas”, fazer “oraçõezinhas”, preparar “programinhas”, sem nenhuma preocupação em mostrar a realidade do pecado e como uma criança pode receber a Cristo como seu Salvador Pessoal. Esse quadro precisa mudar urgentemente!
4) O problema todo se resume numa só palavra: p e c a d o!Pecado é uma palavra derivada de uma raiz que significa “errar o alvo”, “fracassar”. Trata-se, na verdade, do fracasso em não atingir um padrão conhecido, vindo a desviar-se do mesmo. Pecado é afastamento daquilo que Deus considera e estabelece como a conduta ideal. O pecado acaba se tornando uma oposição a Deus, uma verdadeira rebelião. O pecado é a transgressão da lei e do padrão de Deus.
O trabalho com crianças que não reconhecer esta problemática do pecado, mesmo no coração de um pequenino, terá pouca chance de ser frutífero. Se desejarmos pastorear e preparar uma nova geração, temos que enfrentar o problema principal, sem rodeios, sem sentimentalismo, sem fugir do diagnóstico, ainda que seja duro: “O Senhor viu que a perversidade do homem tinha aumentado na terra e que toda a inclinação dos pensamentos do seu coração era sempre e somente para o mal.” (Gênesis 6:5)
O Senhor Jesus foi também categórico ao afirmar: “Pois do interior do coração dos homens vêm os maus pensamentos, as imoralidades sexuais, os roubos, os homicídios, os adultérios, as cobiças, as maldades, o engano, a devassidão, a inveja, a calúnia, a arrogância e a insensatez. Todos esses males vêm de dentro e tornam o homem impuro.” (Marcos 7:21-23)
Há milhões de crianças perdidas no pecado, caídas, e que correm o risco de se perderem eternamente. Uma das principais doutrinas na Bíblia, que precisa ser bem compreendida, refere-se à queda do homem. Ao pecar, o homem rebelou-se contra Deus. Tornou-se inimigo de Deus.
No final de Gênesis 3, no último versículo, vemos o homem expulso do jardim do Éden e sem possibilidade de retorno, levando consigo e para todos os seus descendentes as consequências de sua queda: dores, sofrimentos, trabalho duro para obter o sustento, doenças e a morte.
Os filhos de Adão e Eva nasceram após a queda e receberam essa herança pecaminosa. “Portanto, da mesma forma como o pecado entrou no mundo por um homem, e pelo pecado a morte, assim também a morte veio a todos os homens, porque todos pecaram” (Romanos 5:12) “Sei que sou pecador desde que nasci, sim, desde que me concebeu minha mãe.” (Salmo 51:5) Estes textos tão claros mostram que cada criança já nasce num estado de pecado que a coloca em inimizade com o Deus Eterno, que é Santo e não tolera o pecado.
Só há uma maneira de apagar o pecado: através do sangue do Cordeiro Justo e Imaculado, do Filho de Deus, sem pecado, perfeito, o Senhor Jesus Cristo! “Tudo isso provém de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por meio de Cristo e nos deu o ministério da reconciliação, ou seja, que Deus em Cristo estava reconciliando consigo o mundo, não levando em conta os pecados dos homens, e nos confiou a mensagem da reconciliação. Portanto, somos embaixadores de Cristo, como se Deus estivesse fazendo o seu apelo por nosso intermédio. Por amor a Cristo lhes suplicamos: Reconciliem-se com Deus. Deus tornou pecado por nós aquele que não tinha pecado, para que nele nos tornássemos justiça de Deus.” (2 Coríntios 5:18-21)
5) A mensagem que a criança precisa ouvir!
Pastorear e preparar crianças para o futuro é conduzi-las ao novo nascimento, contando-lhes a preciosa mensagem do Evangelho.
Toda criança precisa conhecer:
• Que Deus a ama com imenso amor – João 3:16.
• Que ela tem um problema (doença, necessidade) – Romanos 3:23; 6:23.
• Que só há uma solução (remédio, provisão) para o seu problema – Atos 4:12; 1 Coríntios 15:3,4; 1 Timóteo 2:5.
• Que ela precisa apropriar-se de Cristo (recebê-lo) – João 1:12,13.
• Que a salvação é unicamente pela graça imerecida de Deus - Efésios 2:8,9.
• Que a salvação é eterna (segurança) – João 10:28-29; 1 João 5:11-12.
É preciso levar a criança a reconciliar-se com Deus, reconhecendo que é pecadora, buscando o perdão e confiando no sacrifício de Cristo realizado na cruz do Calvário, pois “o sangue de Jesus, seu Filho, nos purifica de todo pecado” (1 João 1:7).

Sim, o pecado foi eliminado completamente na cruz. “Portanto, agora já não há condenação para os que estão em Cristo Jesus” (Romanos 8:1). A criança que estava perdida foi achada.
Gilberto Celeti
Continuaremos falando que o pastor não somente busca a ovelha perdida mas também apascenta o cordeirinho de Cristo.
Este artigo saiu na Revista "O Evangelista de Crianças" ano 58, nº 227, abril/maio/junho/2012
Para assinar a Revista Trimestral da APEC visite a Loja Virtual.
Fonte: Crianças para Cristo.

A LIÇÃO DO LÁPIS



Examine com atenção o caminho de teus pés e todos os teus passos sejam bem dirigidos". (Palavras da Bíblia no Livro Provérbio, capítulo 4 e verso 26).

O menino olhando a avó escrever pergunta: _A Sra. está escrevendo uma história vovó? - A avó sorrindo responde: _Sim, estou escrevendo uma história, no entanto, mais importante do que as palavras que estou escrevendo, é o lápis que estou usando. Gostaria que você fosse como ele, quando crescesse. - O menino olhou para o lápis, intrigado, e não viu nada de especial. _Mas ele é igual a todos os lápis que vi em minha vida! - Diz o menino. _Tudo depende do modo como você olha as coisas - Responde a avó. _Há cinco qualidades nele que, se você conseguir mantê-las, será sempre uma pessoa em paz com o mundo. Qualidade nº1: você pode fazer grandes coisas, mas não deve esquecer nunca que existe uma Mão que guia seus passos. Esta mão nós chamamos de Deus, e Ele deve sempre conduzi-lo em direção à Sua vontade, e ao plano que Ele projetou para você, antes mesmo de você nascer. Qualidade nº2: de vez em quando eu preciso parar o que estou escrevendo, e usar o apontador. Isso faz com que o lápis sofra um pouco, mas no final, ele está mais afiado. Portanto, saiba suportar algumas dores, porque elas o farão ser uma pessoa melhor. Qualidade nº3: o lápis sempre permite que usemos uma borracha para apagar aquilo que estava errado. Entenda que corrigir uma coisa que fizemos não é necessariamente algo mau, mas algo importante para nos manter no caminho da verdade e da justiça. Qualidade nº4: o que realmente importa no lápis não é a madeira ou sua forma exterior, mas o grafite que está dentro. Portanto, sempre cuide daquilo que acontece dentro de você. Finalmente, a qualidade nº5 do lápis: ele sempre deixa uma marca. Da mesma maneira, saiba que tudo que você fizer na vida, irá deixar marcas em você, e muitas vezes em outras pessoas, portanto, procure ser consciente em cada ação.
PARE E PENSE
As coisas que você faz, por mais simples que seja, faz a diferença.

sábado, 13 de outubro de 2012


Como pintar flores com uma garrafa P.E.T.

Como-pintar-flores-com-uma-garrafa-P.E.T.-1.jpg
Se você está procurando um artesanato que possa fazer com as crianças e que fique bem bonito, com certeza você irá adorar ver como pintar flores com uma garrafa P.E.T. Esta é uma ideia bem simples de ser executada, e prometo que as flores irão ficar lindas.
Esta é uma dica bem legal para as professoras e todas aquelas pessoas que trabalhem com crianças e que procurem novas atividades para realizar. Espero que vocês gostem da ideia e que possam fazer em casa.

Materiais:

  • 1 garrafa P.E.T.
  • Tinta para pintar as flores
  • Tinta preta ou marrom
  • 1 pires
  • 1 pincel
  • Cartolina

Passo a passo:

Comece lavando bem a sua garrafa e deixando-a secar completamente. Neste caso foi usada uma garrafa de 2 litros, mas você poderá usar qualquer tamanho de garrafa que desejar, sempre que ela tenha essa forma estrelada no fundo.
Como-pintar-flores-com-uma-garrafa-P.E.T.-2.jpg
Coloque a cartolina sobre uma mesa para começar a pintar. Com o pincel e a tinta marrom ou pretafaça um desenho de galhos, para depois poder colocar as flores. Espere até que a tinta seque antes de fazer as flores.

Para fazer as flores com a garrafa plástica

Num pires, coloque a tinta que você irá usar para as flores, que pode ser em qualquer cor que você desejar, como rosa, laranja ou vermelho. Seja generoso na hora de colocar a tinta no pires, e coloque o pires do lado da cartolina onde irá pintar as flores.
Como-pintar-flores-com-uma-garrafa-P.E.T.-3.jpg
Como-pintar-flores-com-uma-garrafa-P.E.T.-4.jpg
Pegue a garrafa e molhe o fundo dela com a tinta. Depois deixe escoar um pouco desta tinta e rapidamente pressione a garrafa onde você deseja pintar, depois levante com cuidado e irá perceber que o resultado é uma flor super linda com 5 pétalas.
Como-pintar-flores-com-uma-garrafa-P.E.T.-5.jpg
Repita o processo onde desejar ter mais flores, cuidando para não mexer muito na hora de pressionar a garrafa na cartolina, para que a flor fique bem caprichada e não toda borrada.
Como-pintar-flores-com-uma-garrafa-P.E.T.-6.jpg
Como você pode apreciar, este é um trabalho super simples e delicado, e você pode aplicar esta técnica de pintura onde desejar. Uma boa dica, depois de que a flor seque, dar uma cor amarela no miolo, usando tinta amarela, e tenho certeza de que vocês irão adorar o resultado.
Espero que tenham gostado!