sexta-feira, 30 de novembro de 2012

MATERIAL DIDÁTICO PARA ORIENTADORES DE CULTOS INFANTIS

O CORAÇÃO VAZIO


Objetivo: mostrar a criança que só Jesus preenche o vazio do coração do homem.

(Em uma caixa coloque todas as peças soltas, escolha 6 crianças para que cada uma pegue uma peça e sente-se novamente em seu lugar, mostre o coração vazio e comece a explicação).

- Todo ser humano quando nasce, já tem em seu coração um vazio, é a ausência da presença de Deus, pois todos pecaram e carecem da glória de Deus. (Romanos 3:23)

Mesmo as pessoas boas sentem que em seu coração falta alguma coisa.

E por causa disso o homem tenta de várias formas preencher esse vazio, por exemplo, com os vícios, qual é a criança que pegou esta peça? ( chame a criança e pergunte se ela acha que os vícios podem preencher este espaço, e então tente encaixar a peça). E então, a peça ocupou todo o espaço crianças? Não, infelizmente muitas pessoas se entregam a bebida, ao cigarro, aos jogos, as drogas, e a outros vícios, na tentativa de encontrar a felicidade, e preencher esse vazio mas isso só piora a situação trazendo uma alegria passageira e quando ela passa o vazio se torna maior ainda.

Outras pessoas buscam o prazer no dinheiro: Quem tem essa peça? Ela pode preencher todo o espaço? (tente colocá-la) Não! O dinheiro parece muito bom e nos faz pensar que poderíamos conseguir tudo, mas isso é uma ilusão, na verdade ele é bom mas, não compra as coisas mais importantes da vida, como alegria verdadeira, saúde, amigos sinceros... A Bíblia diz que o amor ao dinheiro é a raiz de todos os males ( 1 Timóteo 6:10 ) por isso não adianta nos apegarmos a ele.

Algumas pessoas buscam a paz nos prazeres. Quem tem essa peça? Vamos tentar encaixá-la? Não deu, uma viagem dos sonhos, férias, comidas, bebidas, roupas, brinquedos casas e carros, não trazem a paz nem a alegria, na realidade tudo isso se torna vaidade (coisas passageiras) quando não temos Jesus no coração.

Eu disse que o vazio é a ausência de Deus lembra? Por isso o homem sempre buscou outros deuses para preencher este vazio. Quem tem está peça? Vamos ver se outros deuses podem fazer isto? Não, nem Alá, nem Buda, nem Iemanjá, nem os espíritos, nem os antepassados, nem nenhum deus estranho feito por mãos de homens pode ocupar o espaço que é do Deus verdadeiro: Não farás para ti imagem de escultura, nem semelhança alguma do que há em cima nos céus, nem embaixo na terra, nem nas águas em baixo da terra. Não as adorarás, nem lhes darás culto; porque eu sou o SENHOR, teu Deus. (Êxodo 20: 4,5).

Este lugar é só do Deus único que criou os céus e a terra, e Ele abomina a idolatria, afinal foi ele quem nos criou, depois de tudo ainda mandou o seu único filho para morrer na cruz em nosso lugar. Não existe ninguém que nos ame como Deus, por isso toda a adoração deve ser para Ele.

Todo ser humano busca em sua vida alcançar seus sonhos e realizações, mas será que isso traria alegria? Traga a peça, vamos tentar encaixar? Que pena! terminar a faculdade desejada, tirar um dez na prova, ter o emprego dos sonhos, conquistar a pessoa que ama ou adquirir algo que desejava muito, não preenche esse espaço, isso tudo traz alegria mas não completa.

Mas ainda tem mais uma peça, que está com ela? Traga aqui, vamos tentar colocá-la (encaixe a peça JESUS) deu certo? Ah! Jesus preencheu todo o vazio, só ele traz a alegria completa, afinal ele é o filho de Deus, o dono de toda a alegria, Ele é o Príncipe da Paz, e deve ser o rei de nossa vida. Jesus está batendo na porta do seu coração, se você sente que falta alguma coisa em seu interior, deixe Jesus entrar, Ele vai te transformar e te dar uma nova vida cheia de paz, muita paz, alegria e salvação!


(Professor(a), neste momento você pode fazer um apelo para quem deseja aceitar a Cristo.

Este recurso também pode ser usado como introdução ou para encerrar alguma história, fortalecendo assim o seu objetivo. Deixe o Espírito Santo guiá-lo ele irá te usar para levar a salvação a muitas vidas).


A CAIXA DE PRESENTES


(Apresente a caixa fechada para as crianças com bastante entusiasmo, e diga...)

-Quem gosta de ganhar presentes ?

Todos nós, não é mesmo? E na vida nos ganhamos muitos presentes, no nosso

aniversário, no natal, ou quando nos comportamos etc. Mas os melhores presentes são os

que Deus nos dá. Sabe quais são ? A saúde, a família, a nossa igreja, o nosso trabalho, a

sabedoria e muitas coisas mais.

Mas existe um presente que é o mais especial de todos, e é esse que está aqui na minha mão.

- Vocês querem saber o que é ? (deixe as crianças curiosas)

- Olha... ?! Muitas crianças já tem esse presente e quem não tem deveria ter, porque ele é o

melhor presente do mundo.

Já que vocês estão curiosos eu vou mostrar pra vocês, mas com uma condição, eu

quero que vocês me prometam que vão cuidar muito bem desse presente, pois tem muitas

pessoas que recebem e não dão valor, aí sabe o que acontece? Elas acabam perdendo o

presente, ás vezes até deixam alguém roubar. Mas vocês prometem que vão cuidar ? Mesmo ?

(Depois de deixá-los bem curiosos abra o presente formando a cruz, com o nome JESUS, CONFORME GRAVURA ABAIXO.)


- A salvação! Esse é o maior presente que alguém pode receber, e quem recebe deve cuidar com muito zelo, pois Satanás deseja roubá-lo. Mas quem cuidar desse presente até o fim chegará seguro ao céu. Se você ainda não tem esse presente hoje é um dia oportuno, o Senhor Jesus dá a qualquer um que deseja receber. Você quer esse presente?

(Professor(a), neste momento você pode fazer um apelo para quem deseja aceitar a Cristo, ou usá-lo como introdução para alguma história que fale de salvação, Este recurso também pode ser usado para encerrar alguma história, fortalecendo assim o seu objetivo.

Deixe o Espírito Santo guiá-lo ele irá te usar para levar a salvação a muitas vidas).

terça-feira, 27 de novembro de 2012




sexta-feira, 18 de maio de 2012

MD-Salmos 150:6

Meditação:

LOUVE AO SENHOR

Todo ser que respira louve ao Senhor. Aleluia! Salmos. 150:6.

Este é o último Salmo da Bíblia. Tem seis versos, como o Salmo 1. O primeiro é um salmo de bênção, e este último é um salmo de louvor. Bênção e louvor vão sempre juntos. Não existe bênção sem louvor, e não há louvor sem bênção.

Nos cinco versos anteriores, o salmista explica a quem, por que e como louvar. O ato de louvar é mencionado três vezes.

O último verso, que escolhi para nossa meditação hoje, é um convite para que “todo ser que respira” louve ao Senhor. Esse convite é uma profecia. Chegará o dia em que todo o ser que respira, até aqueles que nunca quiseram reconhecer a Deus como Deus, dobrará seus joelhos diante do Senhor dos Exércitos.

Isto tem que ver com o ponto final da história do pecado. A primeira acusação do inimigo contra Deus foi que Deus exigia adoração de Suas criaturas por motivos egoístas. “Adorem a mim e tudo será diferente”, disse Lúcifer. E muitos anjos acreditaram nele. Esse foi o ponto de partida de uma história que, ao longo dos séculos, envolveu lágrimas, dor, sofrimento, traição, violência e morte.

A luta entre Cristo e Satanás é uma luta por causa da adoração. O inimigo intentou desesperadamente, ao longo da história, tirar a adoração de Deus. Hoje, ele afirma: “Adore o Sol, a Lua, a Terra, os cristais, qualquer coisa, inclusive a você mesmo, menos a Deus.” E parece vitorioso, porque a humanidade dá a impressão de estar confusa num labirinto de coisas para adorar.

A paciência de Deus é grande. Ele ama as Suas criaturas. Quando espera a adoração de Suas criaturas, não é porque Ele Se nutre com o louvor do homem. O homem precisa adorá-Lo para ser completo. A criatura será oca, vazia e infeliz, enquanto não for completa em Deus.

Chegará o dia em que esta história findará. O mal será extirpado definitivamente. Naquele dia, você estará entre os que voluntariamente O adoram ou entre aqueles que dobrarão os seus joelhos porque seu destino está selado para a destruição? Faça de sua vida, hoje, uma vida de adoração. Cante, louve e agradeça, mesmo em meio à dor.

A adoração é o melhor remédio para a tristeza. Por isso, “todo ser que respira louve ao Senhor. Aleluia!”

segunda-feira, 19 de novembro de 2012

                                O SACO DE CARVÃO

 









O saco de carvão

O pequeno Zeca entra em casa, batendo os pés no assoalho com força. Seus pai, que estava indo para o quintal fazer alguns serviços na horta, ao ver aquilo, chama o menino para uma conversa. Zeca, de oito anos de idade, o acompanha desconfiado . Antes que seu pai dissesse alguma coisa , fala irritado:
- Pai, estou com muita raiva. O Juca não devia ter feito isso comigo. Desejo tudo de ruim pra ele, quero matar esse cara.
Seu pai, um homem simples, mas cheio de sabedoria, escuta calmamente o filho que continua a reclamar:
- O Juca me humilhou na frente dos meus amigos e ainda por cima colocou eles contra mim! Não aceito isso!
- Gostaria que ele ficasse doente sem poder ir à escola.

O pai escuta tudo calado enquanto caminha até um abrigo onde guardava um saco cheio de carvão. Levou o saco até o fundo do quintal e o menino o acompanhou calado.
Zeca vê o saco ser aberto e antes mesmo que ele pudesse fazer uma pergunta, o pai lhe propõe algo:
- Filho, faça de conta que aquela camisa branquinha que está secando no varal é o seu amigo Juca, e cada pedaço de carvão é um mau pensamento seu, endereçado a ele. Quero que você jogue todo o carvão do saco na camisa, até o último pedaço. Depois eu volto para ver como ficou. O menino achou que seria uma brincadeira divertida e pôs mãos à obra. O varal com a camisa estava longe do menino e poucos pedaços acertavam o alvo. Uma hora se passou e o menino terminou a tarefa.
O pai que espiava tudo de longe se aproxima do menino e lhe pergunta:
- Filho, como está se sentindo agora?
- Estou cansado, mas estou alegre porque acertei muitos pedaços de carvão na camisa.

O pai olha para o menino, que fica sem entender a razão daquela brincadeira, e lhe fala com carinho:
- Venha comigo até o meu quarto, quero lhe mostrar uma coisa.
O filho acompanha o pai até o quarto e é colocado na frente de um grande espelho onde pode ver seu corpo todo.
Que susto! Só se conseguia enxergar seus dentes e os olhinhos.

O pai, então, lhe diz ternamente:
- Filho, você viu que a camisa quase não sujou; mas, olhe só para você! O mal que desejamos aos outros é como o que lhe aconteceu. Por isso, antes que possamos atrapalhar a vida de alguém com nossos pensamentos, saibamos que a mágoa e o rancor e outros sentimentos ruins ficam sempre em nós mesmos.
Cuidado com seus pensamentos; eles se transformam em palavras;
Cuidado com suas palavras; elas se transformam em ações;
Cuidado com suas ações; elas se transformam em hábitos;
Cuidado com seus hábitos; eles moldam o seu caráter;
Cuidado com seu caráter; ele decidirá o seu destino.

 


LIVRO SEM PALAVRAS O CARACOL

FIZ ESTE CARACOL DE FELTRO PARA FALAR O PLANO DA SALVAÇÃO COM AS CORES DO LIVRO SEM PALAVRAS. NÃO COLEI AS PARTES POIS ENQUANTO VAI FALANDO VAI COLOCANDO CADA PARTE POR CIMA DA OUTRA, PARA SER USADO EM FLANELOGRÁFO.