segunda-feira, 13 de abril de 2020


Dinâmicas com balões para crianças, jovens e adultos

Dinâmicas com balões para crianças, jovens e adultos

Dinâmicas com balões são simples e levam muita diversão para o primeiro dia de aula, festas, brincadeiras com crianças e dinâmicas de seleção e recrutamento.

Balões são chamativos, coloridos, fáceis de manusear, baratos e  só basta um pouco de criatividade para inventar jogos didáticos que vão quebrar o gelo do primeiro dia de aula, e nas dinâmicas de seleção e recrutamento. Em aulas para crianças, dinâmicas com bexigas com água ou tinta fazem a alegria da meninada.

É necessário manter muita atenção com os pedaços de bexiga estourada, principalmente quando se trata de crianças, uma vez que podem ser ingeridos e provocar o bloqueio das vias respiratórias. Ao final da diversão, lembre-se de recolher todos os pedaços e descartá-los em local adequado.


Dinâmicas de balões para adolescentes e adultos

Não estoure o balão

Material necessário
Balões, palitos de dente e alguma recompensa que dê para dividir para o grupo, como caixa de bombom e balinhas.
Entregue um balão e um palito de dente a cada participante da brincadeira. Peçam para que encham os balões e, logo após, demande que cada um cuide do seu balão, porque o último que conseguir ficar com ele ganha a recompensa.
Depois que os participantes correrem para estourar os balões uns dos outros, e com todos os balões estourados, diga que a ordem não demandava que arrebentassem os balões dos colegas, mas que protegessem os seus.
Para reforçar o espírito de equipe, a recompensa deve ser compartilhada entre todas as pessoas.
Essa brincadeira rende muitas gargalhadas e tem o objetivo de tornar os participantes menos individualistas e dessa forma mais cientes da importância do trabalho colaborativo em equipe para o resultado final de um projeto.

Não deixe o balão cair

Distribua um balão a cada participante, peça para encherem os balões no tamanho que quiserem.As pessoas devem jogar os balões para cima usando somente a cabeça e irem trocando de balões com outros participantes o maior número de vezes que foi possível.
Mãos e pés não devem ser utilizados na atividade para que a brincadeira tenha o seu grau de dificuldade aumentado e estimule o cuidado e a agilidade dos participantes. Peça para estourarem os balões ao final do jogo, como um tipo de confraternização da turma.



Encontre o seu par dentro do balão

A finalidade da brincadeira é fazer com que os participantes se conheçam e se socializem.
Recorte figuras de revistas, jornais ao meio e coloque cada metade dentro de um balão cheio de ar.Peça para que cada pessoa pegue um balão e o estoure. A missão dos participantes é encontrar as metades de suas figuras e começar um bate-papo com o par da imagem. 
Para tornar o processo de conversação mais fácil, você pode colocar frases como “ Qual é o seu nome?” “ Onde você mora?” Também dentro das bexigas.


Defenda o balão com a vassoura

O grupo de competidores deve ser dividido em dois e todos devem ter uma vassoura. Um capitão do lado dos dois times deve ser sorteado. Cada capitão deve  tentar levar, arrastando na vassoura, um balão cheio de água para o campo do adversário.
As equipes devem defender seus capitães e impedir que o capitão adversário consiga entrar na área do time. Se o balão de uma das equipes estourar, ela perde a competição. Os únicos meios de defesa e ataque utilizados devem ser as vassouras, que não podem ser utilizadas para tocar no corpo no adversário que podem causar machucados em membros dos grupos.


Dinâmica de balões para crianças

brincadeiras-com-bexigasTênis com balões

Esta brincadeira faz muito sucesso com as crianças menores. Para brincar é preciso ter balões e dois pratinhos descartáveis, com um palitinho de sorvete colado em uma das extremidades, que serão usados com as raquetes. Além de divertida, é um estímulo na confecção dos próprios brinquedos.
Como brincar de tênis de balões: a brincadeira, feita em duplas, é muito simples. Basta que um adulto encha o balão para que as crianças o utilizem como a bola do tênis. O objetivo é jogar a bexiga de um lado para o outro, usando a raquete, sem deixá-la cair no chão.

balão-crianças

Guerra de balão com água

A brincadeira é mais indicada para festas, confraternizações e aulas com crianças, porque todos vão se molhar muito.
Divida a classe em dois grupos e comece a diversão pedindo que todos encham os balões com água de maneira que não fiquem muito cheias, porque podem machucar, nem murchas, porque daí não estouram.
Os grupos devem ter cada um a sua área como acontece nos jogos de queimada e devem tentar atingir os membros da equipe adversária.  Os participantes que forem atingidos e não conseguirem segurar o balão fazendo com que ele cai no chão e estoure, estão fora da brincadeira.
Se forem atingidos e conseguirem pegar o balão, ou se o balão cair e não estourar, ainda estão dentro do jogo. Ganha a competição a equipe que permanecer com um membro dentro da brincadeira.
O gasto de energia na dinâmica da guerra de balões pode ser grande e é uma ótima opção para os verões quentes.

Passa balão

Essa é bem simples, mas não menos divertida para crianças. A atividade incentiva o desenvolvimento do equilíbrio e da coordenação motora.
Os participantes devem formar uma fila e passar o balão cheio por cima da cabeça bem rápido, na volta a bexiga deve ser passada por debaixo das pernas das crianças. Quem deixar cair o balão não continua na brincadeira. Ganha a competição quem permanecer na fila. 

Passa balão pelas costas 

Brincadeira interessante para estimular o equilíbrio e a coordenação motora de crianças.
Nessa brincadeira com balões deve-se formar duas filas com os participantes de costas um para o outro. O desafio é passar o balão cheio até o final da fila sem cair no chão. Quem for deixando o balão cair vai saindo da brincadeira.


Balão no calcanhar 

Cada participante deve amarrar com barbante um balão cheio no calcanhar. Dê a largada para que cada pessoa possa estourar o balão do outra. O vencedor da competição é que conseguir permanecer com a bexiga cheia amarrada ao calcanhar.


Bomba de balão

A bomba é outra dinâmica com balão cheio de água e é super indicada para desenvolver a agilidade e a atenção de crianças na sala de aula.
Encha uma bexiga com água e peça para as crianças fazerem um círculo. Sorteie uma pessoa para começar o jogo e ficar no centro da roda. Essa criança deve chamar um dos amigos da roda e jogar o balão para ela rapidamente.
Se o participante chamado não conseguir pegar o balão, ele vai para o meio do círculo e substitui o colega.


Senhor balão

Dinâmica de balões também indicada para crianças, na brincadeira você vai precisar de muitos balões cheios e fita adesiva. 
A equipe  deve ser dividida em duas e escolher um candidato de cada time que será o “ Senhor Balão”. Dê três minutos para os grupos prenderem o maior número de bexigas que conseguir nas roupas do “Senhor Balão”, a equipe vencedora é a que prendeu a maior quantidade de balões no colega.

Batata quente

Muito popular entre as crianças da educação infantil, a batata quente também pode ser feita usando balões. Para que ele não estoure tão facilmente, é possível enchê-lo de água, isso se não houver problemas caso algum dos participantes se molhe. É uma brincadeira ideal para trabalhar a agilidade e coordenação das crianças.
Como brincar de batata quente: posicione as crianças em uma roda, e escolha uma para cantar a brincadeira. Ela deverá ficar de costas para os demais.
Ela começa cantando “batata quente, quente, quente, quente, quente..” e enquanto isso os coleguinhas vão passando a bexiga de mão em mão. Quando a criança que estiver cantando disser “queimou!”, quem estiver com o balão na mão sai da brincadeira, até que só reste o vencedor.

Bonecos de balão e farinha

Uma vez que os balões estejam cheios de farinha, eles podem originar uma série de brincadeiras.
Como fazer bonecos de balão e farinha: os bonequinhos são muito simples de serem feitos. Basta escolher bexigas de cores variadas e usar um funil para enchê-las com farinha de trigo. Aí, é só soltar a imaginação e preparar muitas decorações divertidas. É possível usar lã para os cabelos dos bonecos e utilizar canetas para desenhar carinhas.

GINCANA BIBLICA PRA FAZER COM SEU FILHOS NESTA QUARENTENA

Perguntas & Respostas Bíblicas para Crianças!

1 – Quem foi engolido por um grande peixe?
a)    José
b)   Jonas
c)    João
2- Quantos anos Jesus tinha quando se apresentou aos doutores da lei?
a)    7
b)   33
c)    12
3- Qual o símbolo da aliança entre Deus e os homens, firmada através de Noé?
a)    Nuvens
b)   Chuva
c)    Arco-íris
4- O último livro da Bíblia é:
a)    Apocalipse
b)   Salmos
c)    Gênesis


5- Bartimeu foi curado por Jesus. Ele era:
a)    Paralítico
b)   Cego
c)    Mudo
6- Quando o rei Saul estava  doente e perturbado, qual desses remédios o acalmava:
a)    Leite
b)   Banho quente
c)    Música de harpa
7- Quem subiu numa árvore para ver Jesus:
a)    Ezequiel
b)   Zaqueu
c)    Zacarias


8- Quem orava três vezes por dia:
a)    Daniel
b)   Samuel
c)    Joel


9- Ele era conhecido pela sua força:
a)    Sansão
b)   João
c)    Moisés


10- Quem foi chamado por Deus enquanto dormia:


a)    Joel
b)   Daniel
c)    Samuel


E você?? Como se saiu? 












































Agora seguem as respostas:



1-     B
         
2-     C        

 3-     C        

4-     A        

5-     B

6-     C      
  
 7-     B       
 8-     A        

9-     A     

10-    C




                                              PARABÉNS 












10 FORMAS DE INCENTIVAR AS CRIANÇAS A ORARAM

Ø Ser um exemplo vivo! Visto que as crianças aprendem a partir daquilo que vêem em seu ambiente, o elemento fundamental para ensinar crianças menores a orar é sermos pessoas de oração.
Ø Estar onde a criança está! Usar linguagem apropriada e do dia a dia com elas, e ver que as orações sejam breves, simples, sinceras e diretas. Assegure-se de orar a respeito de fatos do dia a dia a fim de que cada criança possa compreender. Por exemplo: toda vez que ouvir as sirenes do carro de bombeiros, pare! Profira uma oração em voz alta. Faça-a com as crianças.
Ø 
Faça da oração a prioridade! Defina uma hora e lugar acolhedor e amoroso para ajudar as crianças a aceitarem a Deus. Prepare um lugar aconchegante de oração para ser usado antes do início do programa. Você pode incluir uma Bíblia para crianças, almofadas macias, música suave e relaxante como também livros sobre a oração e apropriados à faixa etária.
Ø Torne a oração uma rotina! As crianças apreciam a rotina e assim esta deve ser incorporada sempre que possível. Por exemplo, comece o dia com uma oração cumprimentando a Deus: “Pai celestial, ouça a minha oração. Que eu esteja sob o Seu amor e cuidado. Sê meu guia em tudo o que eu fizer hoje. Abençoe aqueles que me amam e a todas as crianças também”. Se durante a programação as crianças forem comer algo, profira esta linda oração: “Obrigado Senhor Deus por este mundo tão belo. Obrigado pelo alimento que comemos. Obrigado pelas aves que cantam. Obrigado por tudo, Deus. Amém”.
Ø Pratique as orações de improviso! Quando a criança o procura com uma preocupação ou problema, pare e faça uma oração com ela. Peça a direção de Deus. Por exemplo, você pode dizer: “Querido Deus, por favor, ajuda o José a ser melhor. Ajuda-o a partilhar seus brinquedos especiais com seu amigo João”. Por meio de nosso apoio podemos instilar a idéia de que podemos conversar com Deus, a qualquer ora e de que Ele sempre irá ouvir.
Ø Use orações diferentes! Como adultos usamos orações de agradecimento, de adoração, de petição e de louvor. Agradecemos a Deus pela melhor parte de nosso dia e sempre que algo bom acontece – não importa o quão pequeno – dedicamos um minuto para mostrar gratidão. Devemos ensinar isso às crianças. Muitas vezes agradecemos a Deus por Suas bênçãos; devemos incentivar aqueles que estão aos nossos cuidados a fazerem o mesmo.
Ø Incorpore atividades práticas sempre que possível! É boa prática planejar formas de permitir às crianças se movimentarem, ver ou tocarem como parte da lição. Crie uma colagem de “Obrigado, Deus” em sua classe e desenhe ou escreva suas orações. Elas podem também mostrar ou dizer como Deus respondeu a cada um. Para as crianças muito pequenas, alguém pode escrever por elas.
Ø A cada momento dirija a atenção das crianças para a Criação de Deus! Dê apoio ao senso natural de admiração e temor daqueles que estão sob sua responsabilidade. Agradeça a Deus, espontaneamente, ao ver um arco-íris depois de uma tempestade, ou as flores da primavera. Diga: “Vejam o que Deus fez para nós!”
Ø Convide as crianças a orarem por motivos específicos! Troquem idéias com as crianças e falem a respeito de situações e de pessoas por quem orar. Torne suas orações significativas ao orar especificamente por crianças da sala, pelas vítimas de alguma catástrofe local ou em outra região.
Ø Celebre a oração de cada criança! Alimente a auto-estima e elogie a oração proferida pela criança. “Muito bem, você fez uma oração muito bonita!” “Obrigado, (nome da criança). Deus fica feliz quando nos dirigimos a Ele”.


quinta-feira, 9 de abril de 2020

Páscoa - O SENTIDO VERDADEIRO

Páscoa  - O SENTIDO VERDADEIRO



AS DUAS PASCOAS

"Porque Cristo, nossa Páscoa, foi sacrificado por nós." ( 1 Co 5:7b)
(O versículo que está impresso no verso da cesta, deverá ser ensinado no final da lição).


VISUAIS: Prepare cada um dos ovos, dando um bonito lacinho para fazer as embalagens de cada
um. Arrume-os dentro da cesta, conforme o esquema, na seguinte ordem: rosa, verde, amarelo, laranha, vermelho, azul.




Será bom ter uma mesa, mesmo pequena, à sua frente, na hora da apresentação. Se não for possível, você precisará de um ajudante para segurar os visuais.

Na hora da apresentação a lição, o professor vai segurar a cesta durante a apresentação. Ao mencionar o primeiro ovo, deve retirá-lo da cesta, colocando está com cuidado sobre a mesa ( ou entregando-o ao seu auxiliar). Desamarre a fita, colocando o saquinho e a fita sobre a mesa, à esquerda da cesta. Depois de falar sobre o primeiro ovo, coloque-o sobre a mesa, à esquerda da cesta. Pegue a cesta, retire dela o segundo ovo e repita o procedimento da apresentação do primeiro.

Na conclusão da lição, prenda todos os seis ovos no flanelógrafo, de modo que as figuras dos lados apareçam. Depois vire um a um, ficando no final com todas as figuras dos lados b vísivel. Se preferir, peça a seis crianças que segurem as figuras, orientando-as a virar no momento apropriado.


LIÇÃO:

INTRODUÇÃO:

(Mostre a cesta com os ovos). Olhem! O que será isto? Parecem presentes numa cesta! São coloridos e amarrados com lacinhos. Espere aí! Parecem ovos! (Examine os ovos sem retirá-los da cesta). Quero-lhes contar uma coisa: estes ovos vão ensinar sobre as duas Páscoas. Vocês sabiam que existem duas Páscoas? É isso mesmo! Algumas pessoas comemoram uma Páscoa enquanto outros comemoram outra.
Mas existe uma diferença entre as duas Páscoa: uma é falsa e só serve para o divertimento;  a outra verdadeira e tem um real significado. Essses ovos vão ensinar sobre isso:


O ANIMAL DA PÁSCOA:



( Abra o primeiro ovo - de embalagem rosa - e mostre o lado a). Vejam só o que temos no primeiro ovo. Que animal é este? É um coelho. Quando pensamos em Páscoa lembramos logo de coelho da Páscoa, todos os cartões de Páscoa e os comerciais de TV só falam nele. Para muitas pessoas, este animal é o símbolo da Páscoa e muitos se divertem, vestindo-se de coelhos e presenteando com coelhinhos.



(Mostre o lado b). Porém, do outro lado, vemos outro lado do cartaz outro animal. É um cordeiro! Este cordeiro nos lembra a primeira Páscoa. Você sabe quando foi a primeira Páscoa foi comemorada?  Foi lá na terra do Egito, muito anos atrás. O povo de Israel era escravo dos egípcios. Deus havia mandado 9 pragas sobre o Egito para convencer o Faraó a libertar os israelitas. Deus, então, avisou a décima praga: o filho mais velho de cada família seria morto naquela noite. Deus mandou que cada família do povo de Israel matasse um cordeiro e passasse sangue  do cordeiro na porta, o primogênito sobreviveu. Naquela noite, o povo de Israel foi libertado da escravidão.

O cordeiro é o símbolo desta Páscoa. Aquele Cordeiro que foi morto, para que seu sangue fosse passado na porta livrasse o primogênito daquela casa, era um símbolo de Jesus, que viria ao mundo para morrer por nós. João Batista disse a respeito de Jesus: "Eis o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo". ( Jo 1:29)

O ALIMENTO DA PÁSCOA:


(Abra o segundo ovo e mostre o lado a). Um ovo de chocolate! Quando chega a Páscoa, as lojas ficam cheias de ovos de chocolates, todos compram, comem e presenteiam ovos. E se alguém não ganha um bem grande, logo reclama, dizendo que a Páscoa não está legal! A maioria das pessoas come chocolate para comemorar a Páscoa.

(Mostre o lado b). Vamos ver o outro lado deste segundo ovo. Pão e vinho? Vocês sabem o que isto tem a ver com a Páscoa?


Quando Jesus estava aqui na terra se reuniu com Seus amigos para comemorar Sua última Páscoa. Jesus sabia que logo seria crucificado, condenado e crucificado. Ele comeu pão, tomou vinho e explicou aos Seus discípulos que aquele pão significava Seu corpo que seria morto; o vinho simbolizava seu Sangue que seria derramado por nós. Naquele dia, Jesus pediu que Seus discípulos lembrassem dEle e de Seu sacrifício, comendo o pão e bebendo o vinho. Na Páscoa (aponte o visual), as pessoas participam da Ceia do Senhor em suas igrejas, comendo o pão e bebendo o vinho para lembrar do sacrifício de Jesus.

(Mostre novamente o lado a e depois o lado b).  O alimento-símbolo da Páscoa comercial é o chocolate. Na Páscoa bíblica vemos dois alimentos o pão e o vinho, que simbolizam o sacrifício de Jesus Cristo em nosso lugar. 


A ATIVIDADE DA PÁSCOA:


(Abra o terceiro ovo e mostre o lado a). Este ovo trás a figura de alguém descansando. O que você gosta de fazer na Páscoa, qual a atividade que prefere? Muita gente aproveita os feriados para dormir até tarde e descansar bastante. Na verdade, preferem não fazer nada! Outros, aproveitam para sair e se divertir. Trabalho? Nem pensar!


E a outra Páscoa? (mostre o lado b). Ah! Esta figura nos lembra que Jesus não descansou na Sua última Páscoa. Naquela noite, Ele ficou orando porque sabia o que iria acontecer em seguida. Ele seria levado a cruz e morreria pelos nossos pecados. Você sabe o que é pecado? Pecado é tudo o que fazemos, dizemos ou pensamos que não agrada a Deus, como pór exemplo: mentira, roubo, colar na escola, etc. Estas coisas são pecados e a Bíblia, a Palavra de Deus, nos diz em Romanos 3:23 "todos pecaram e carecem da Glória de Deus", isto é, estão separados de Deus. Isto inclui você e eu. Jesus não descansou naquela noite, pois tinha algo importante para fazer. Ficou orando, preparando-se para completar a obra realizar: morrer por nosso pecados.

(Mostre novamente o lado a e depois o lado b). Hoje a Páscoa para muitos é tempo de descansar, de não fazer nada. Porém, na Bíblia lemos que, para Jesus, foi a ocasião de realizar uma importante missão: dar a Sua vida para nos salvar. Jesus orou para estar preparado. Nós também podemos orar agradecendo pelo que Ele fez por nós.


O SENTIMENTO DA PÁSCOA:


Vamos agora ao quarto ovo. (Abra-o e mostre o lado a). Aqui diz: " Feliz Páscoa!" Na Páscoa muitas pessoas telefonam ou mandam cartões desejando Feliz Páscoa para alguém. Mas, muita gente só faz isso por tradição e divertimento. Talvez nem saiba o que realmente significa desejar Feliz Páscoa. Talvez nem deseje que a outra pessoa seja feliz. Talvez ela não seja feliz.




(Mostre o lado b). De outro lado, temos algo que nos lembra que a última Páscoa de Jesus não foi feliz. Naquela noite em que estava orando, Jesus, o perfeito Filho de Deus, foi preso e levado para ser julgado. O povo não acreditava que Ele era o Filho de Deus que veio para nos libertar do nossos pecados. Eles bateram em Jesus e colocaram sobre Sua cabeça uma coroa de espinhos. Jesus suportou o sofrimento até a cruz porque Ele ama a você e a mim. Ele, não tinha pecado, recebeu o castigo que o nossos pecados mereciam. Hoje, por causa do que Jesus fez, nós podemos ser realmente felizes e desejar uma Feliz Páscoa!

(Mostre novamente o lado a e o lado b).  A Páscoa comercial se comemora com um Feliz Páscoa. Mas só Jesus pode nos fazer felizes de verdade, porque um dia Ele suportou a triste cruz por nós.


O PRESENTE DA PÁSCOA:


(Abra o quinto ovo e mostre o lado a). Já estamos no quinto ovo, e aqui temos um presente! Durante a Páscoa muitos esperam receber alguma coisa das pessoas que amam: um bombom, uma caixa de chocolates, um cartão, um presente,... E quando não ganham nada ficam tristes! Você já se sentiu assim? Já fico triste por que não recebeu aquele presente que você queria ou aquele enorme ovo de chocolate?


(Mostre o lado b). Porém, este outro lado nos mostra que Jesus não quis receber nada em Sua última Páscoa. Pelo contrário, Ele deu a Sua vida para que nós fossemos perdoados e ganhássemos Vida Eterna. A Bíblia diz em João 3:16 que "Deus amou o mundo de tal maneira, que deu Seu Filho unigênito para que todo que nEle crê não pereça, mas tenha vida eterna." Deus ama você. Ele quer te dar o presente da Salvação! Jesus é o Cordeiro de Deus que veio para nos libertar do pecado.

(Mostre novamente o lado a e o lado b). A Páscoa comercial nos mostra como é bom receber. A Páscoa bíblica nos mostra que um dia Deus deu Seu Filho, e hoje Ele que dar-lhe o presente da Vida Eterna.


O VAZIO DA PÁSCOA

(Abra o sexto ovo e mostre o lado a). O nosso sexto e último ovo mostra ... uma criança! Mas ela não parece contente! Muitas vezes quando chega o domingo de Páscoa, todos já comeram tanto chocolate que estão enjoados; alguns estão até mais gordinhos mas, mesmo assim continuam vazios e tristes. Você já se sentiu assim depois de uma festa? Vazio e triste? Se você se senti assim é porque sua alegria é passageira e só dura enquanto você está se divertindo. Isto acontece por causa do pecado que nos afasta de Deus, o Único que pode nos dar a verdadeira alegria. Muitas pessoas sentem um tipo de vazio depois da Páscoa.


(Mostre o lado b). Esta figura nos lembra que, no terceiro dia depois que Jesus morreu, no domingo de Páscoa, algumas mulheres foram visitar Seu túmulo. Mas, quando chegaram lá, não encontram Jesus; o túmulo estava vazio. Então, um anjo apareceu diante delas e disse: "Ele não está aqui; ressuscitou, como havia dito". Mateus 28:6

Naquele momento, toda a tristeza daquela Páscoa se tornou alegria.

Hoje, Jesus está vivo e só Ele pode nos levar a Deus e perdoar os nosso pecados.
Você que ainda não tem Jesus em seu coração e muitas vezes tem se sentido como esta criança, vazio e triste (mostre o lado a), quer pedir a Ele que perdoe as coisas erradas que você tem feito e que venha habitar no seu coração, fazendo de você uma criança nova? Jesus diz: "Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei". (Ap 3:20) Jesus quer entrar em sua vida e ser seu Salvador e seu melhor amigo. Você quer convidá-lO a entrar? Jesus pode preencher o vazio de Seu coração e lhe dar a verdadeira alegria! ( Professor, convide as crianças que querem receber a Cristo a repetirem uma oração de confissão de pecado e de convite para que Jesus venha habitar em seus corações. Se preferir, peça que as crianças interessadas se manisfestem, e conversem com elas se