Na mesma história de Zaqueu, ao invés de experimentar subir na mesa, perguntar e ouvir os relatos das crianças sobre quando já subiram em árvores e qual a sensação que tiveram. Se a história fala de um mendigo, perguntar sobre os mendigos que vêem na rua, como será que eles se sentem, etc...
- permitir que participem durante a história.
1. combinar no início da aula, cada vez que aparecer o cachorro na história vocês devem dar dois latidos e cada vez que alguém bater à porta, vocês batem 3 vezes na mesa. (especificar bem a quantidade para evitar bagunça e dispersão).
2. distribua as figuras de personagens da história antes de começar e peça a cada criança que coloque o seu personagem na hora em que ele aparecer na história. (Ex. na história da ovelha perdida, prepare as ovelhas antes da aula com as crianças e peça que as segurem; quando você falar que o pastor tinha muitas ovelhas, peça às crianças que as coloquem na mesa; quando uma fugir, você mesmo a tira e continua a história.
- Dramatização (cena muda / mímica / fantoches)
1. Para fixação da história, divida a turma em grupos e peça que cada grupo encene, sem palavras ou com bonecos que eles mesmos façam usando sucata, uma parte da história e deixe os outros adivinharem que parte é (você pode distribuir papéis com as cenas ou deixar que eles escolham as partes que mais gostaram).
2. Formar duplas, e cada dupla tem que inventar uma cena ou mímica, para que os outros adivinhem, sobre como usará o que aprendeu na história no seu dia a dia.
- Painel (em grupo)
1. Colagem - com recortes de revistas e papel colorido, sobre uma folha de papel bem grande, criar a cena mais interessante da história.
2.Colagem de palavras - depois de contar a história, pedir que digam palavras, sentimentos, expressões que reflitam o que pensam sobre a história e fazer uma colagem usando todas as palavras recortadas de revistas, ou escritas em pedaços de papel colorido.
- Fazer um objeto ou produto que seja importante para a história
Na parábola do fermento, preparar uma massa de pão no início da aula, no final observar quanto cresceu, e levar para casa para assar. Usar argila ou papier-machê para fazer objetos: cesta de papier-machê - inflar um balão, e alternar cola branca e tiras de jornal; na última camada usar papel colorido (revistas); deixar secar um pouco e estourar o balão. Cortar a borda superior e fazer as alças de tubos de papel de revista trançados.
Crie este cenário bonitinho com seus alunos.- Imprimir em papel duro e pintar

- permitir que participem durante a história.
1. combinar no início da aula, cada vez que aparecer o cachorro na história vocês devem dar dois latidos e cada vez que alguém bater à porta, vocês batem 3 vezes na mesa. (especificar bem a quantidade para evitar bagunça e dispersão).
2. distribua as figuras de personagens da história antes de começar e peça a cada criança que coloque o seu personagem na hora em que ele aparecer na história. (Ex. na história da ovelha perdida, prepare as ovelhas antes da aula com as crianças e peça que as segurem; quando você falar que o pastor tinha muitas ovelhas, peça às crianças que as coloquem na mesa; quando uma fugir, você mesmo a tira e continua a história.
- Dramatização (cena muda / mímica / fantoches)
1. Para fixação da história, divida a turma em grupos e peça que cada grupo encene, sem palavras ou com bonecos que eles mesmos façam usando sucata, uma parte da história e deixe os outros adivinharem que parte é (você pode distribuir papéis com as cenas ou deixar que eles escolham as partes que mais gostaram).
2. Formar duplas, e cada dupla tem que inventar uma cena ou mímica, para que os outros adivinhem, sobre como usará o que aprendeu na história no seu dia a dia.
- Painel (em grupo)
1. Colagem - com recortes de revistas e papel colorido, sobre uma folha de papel bem grande, criar a cena mais interessante da história.
2.Colagem de palavras - depois de contar a história, pedir que digam palavras, sentimentos, expressões que reflitam o que pensam sobre a história e fazer uma colagem usando todas as palavras recortadas de revistas, ou escritas em pedaços de papel colorido.
- Fazer um objeto ou produto que seja importante para a história
Na parábola do fermento, preparar uma massa de pão no início da aula, no final observar quanto cresceu, e levar para casa para assar. Usar argila ou papier-machê para fazer objetos: cesta de papier-machê - inflar um balão, e alternar cola branca e tiras de jornal; na última camada usar papel colorido (revistas); deixar secar um pouco e estourar o balão. Cortar a borda superior e fazer as alças de tubos de papel de revista trançados.
Crie este cenário bonitinho com seus alunos.- Imprimir em papel duro e pintar
- Dobrar nas linhas pontilhadas e colar as abas
- colar em papel cartão ou papelão - formar o 'cenário'
- Improvisar pernas para a ovelha e colar em uma bolinha de algodão
- As crianças podem colar a cabeça da ovelha (ou, se forem crianças maiores - podem criar toda a ovelha e cenário).
Leve o seu cenário já pronto para servir de modelo.Você pode confeccionar o seu cenário em tamanho muito maior e colocar várias ovelhas dentro.
Pegue o material no anexo.
Pegue o material no anexo.


Poderá também gosta
Como fazer um fantoche de Caixa de Leite
Para fazer esse fantoche você vai precisar de caixas de leite longa
vida, lã ou papel crepom, folha de papel pardo ou coloridas, cola, papel sulfite, fita crepe ou durex e tesoura. Agora...
mãos a obra!
1) Lave a caixa de leite e recorte 1 lateral, 1 frente e 1 lateral,
conforme desenho.


2) Abra-a e dobre como se fosse fantoche, testando, colocando suas mãos na abertura, conforme modelo.

3) Cole com uma fita crepe as abinhas e encape com papel pardo ou outro tipo de papel. E na parte interna, cole papel vermelho, conforme modelo.

4) Pronto? Ficou assim?
Faça olhinhos, narizinho e boquinha e cole-os. Cole o cabelinho que pode ser lã ou papel crepom.

5) Você pode incrementar fazendo filhotinhos com caixinhas menores de remédio ou puro-purê... ou fazer animaizinhos como
sapinhos, ovelhas, etc.


6) Agora treine com o seu fantoche. As crianças gostam muito
disso.
Para fazer esse fantoche você vai precisar de caixas de leite longa
vida, lã ou papel crepom, folha de papel pardo ou coloridas, cola, papel sulfite, fita crepe ou durex e tesoura. Agora...
mãos a obra!
1) Lave a caixa de leite e recorte 1 lateral, 1 frente e 1 lateral,
conforme desenho.
2) Abra-a e dobre como se fosse fantoche, testando, colocando suas mãos na abertura, conforme modelo.
3) Cole com uma fita crepe as abinhas e encape com papel pardo ou outro tipo de papel. E na parte interna, cole papel vermelho, conforme modelo.
4) Pronto? Ficou assim?
Faça olhinhos, narizinho e boquinha e cole-os. Cole o cabelinho que pode ser lã ou papel crepom.
5) Você pode incrementar fazendo filhotinhos com caixinhas menores de remédio ou puro-purê... ou fazer animaizinhos como
sapinhos, ovelhas, etc.
6) Agora treine com o seu fantoche. As crianças gostam muito
disso.
Nenhum comentário:
Postar um comentário