II TIMOTEO 2. 1 Tu, pois, meu filho, fortifica-te na graça que há em Cristo Jesus;
2 e o que de mim ouviste de muitas testemunhas, transmite-o a homens fiéis, que sejam idôneos para também ensinarem os outros.
Incluir aprendizado de técnicas para se dirigir ao publico
11 Fiel é esta palavra: Se, pois, já morremos com ele, também com ele viveremos;
12 se perseveramos, com ele também reinaremos; se o negarmos, também ele nos negará;
13 se somos infiéis, ele permanece fiel; porque não pode negar-se a si mesmo.
14 Lembra-lhes estas coisas, conjurando-os diante de Deus que não tenham contendas de palavras, que para nada aproveitam, senão para subverter os ouvintes.
15 Procura apresentar-te diante de Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade.
Quando nos referimos ao obreiro carga pesada, não estamos querendo trazer uma imagem para criticar ou denegrir alguém, mas estamos querendo fazer uma pequena comparação com a vida de uma pessoa que apesar de estar tendo uma vida compromissada com o ministério ou a religião, carrega consigo alguns fardos, que poderiam ser tirados de seus ombros, ou ainda, obreiros que lutam e ajudam pessoas feridas e sobrecarregadas espiritualmente. Para isso, podemos alistar algumas considerações.
Todo homem nasce sob a influencia do pecado. Seu coração é dominado pelo egoísmo, o que nos leva a conclusão de que no centro de sua vida está entronizado o EU, fazendo dessa vida um homem egocêntrico.
O HOMEM EGOCÊNTRICO produz os frutos da carne
Gálatas 5:19 “ Ora, as obras da carne são manifestas, as quais são: a prostituição, a impureza, a lascívia,
20 a idolatria, a feitiçaria, as inimizades, as contendas, os ciúmes, as iras, as facções, as dissensões, os partidos,
21 as invejas, as bebedices, as orgias, e coisas semelhantes a estas, contra as quais vos previno, como já antes vos preveni, que os que tais coisas praticam não herdarão o reino de Deus.”
Os que vivem dessa forma está longe de ser um partidário de Deus, mas a Bíblia afirma em I João 3:8 “quem comete pecado é do Diabo; porque o Diabo peca desde o princípio. Para isto o Filho de Deus se manifestou: para destruir as obras do Diabo.
9 Aquele que é nascido de Deus não peca habitualmente; porque a semente de Deus permanece nele, e não pode continuar no pecado, porque é nascido de Deus.”
Sendo assim, podemos entender um pouco do HOMEM SEM DEUS
Diante desse gráfico vislumbram-se as variações da Ira.
Amargura, rancor, protesto, inveja, ressentimento, intolerância, crítica, vingança, indignação, ódio, insubordinação, ciúme, agressão, maledicência, sarcasmo e indecência.
E descobrimos as manifestações do medo.
Ansiedade, dúvida, timidez, indecisão, retraimento, solidão, preocupação, inferioridade, covardia, suspeita, hesitação, arrogância e acanhamento social.
Em Isaias 61.1 nos mostra que JESUS VEIO PARA LIBERTAR O OPRIMIDO DO DIABO, veja “O Espírito do Senhor Deus está sobre mim, porque o Senhor me ungiu para pregar boas-novas aos mansos; enviou-me a restaurar os contritos de coração, a proclamar liberdade aos cativos, e a abertura de prisão aos presos;”
após passar por essa experiência, chegamos a conclusão de que todo cristão, como filho de Deus, liberto das trevas, tem uma grande missão.
Ele é impulsionado pelo Espírito Santo para viver uma vida de testemunho. Tem grande alegria de proclamar o evangelho, sente o desejo ardente na propagação das boas novas da salvação.
a) Estamos obedecendo a Jesus. Marcos 16:15
b) Somos discípulo de Jesus. João 8:31-32
c) Nosso trabalho no Senhor não é vão. I Corintios 15:58
d) Formosos são os pés de quem prega o evangelho. Isaias 52:7.
Dentro desta perspectiva, encontramos esta bela afirmação, que o HOMEM DE DEUS automaticamente deve ser CRISTOCÊNTRICO, ou seja, diferentemente do Egocêntrico que coloca o EU no trono, sua disposição coloca no centro de sua vida o Senhor Jesus Cristo de Nazaré.
Este precioso homem trocou sua vida mundana por algo direcionado por Deus de acordo com Romanos 6.”11 Assim também vós considerai-vos como mortos para o pecado, mas vivos para Deus, em Cristo Jesus.
12 Não reine, portanto, o pecado em vosso corpo mortal, para obedecerdes às suas concupiscências;
13 nem tampouco apresenteis os vossos membros ao pecado como instrumentos de iniqüidade; mas apresentai-vos a Deus, como redivivos dentre os mortos, e os vossos membros a Deus, como instrumentos de justiça.
14 Pois o pecado não terá domínio sobre vós, porquanto não estais debaixo da lei, mas debaixo da graça.”
Essa atitude faz sua vida frutificar de modo maravilhoso conforme mostra Gálatas 5.”22 Mas o fruto do Espírito é: o amor, o gozo, a paz, a longanimidade, a benignidade, a bondade, a fidelidade.
23 a mansidão, o domínio próprio; contra estas coisas não há lei.
24 E os que são de Cristo Jesus crucificaram a carne com as suas paixões e concupiscências.
25 Se vivemos pelo Espírito, andemos também pelo Espírito.
26 Não nos tornemos vangloriosos, provocando-nos uns aos outros, invejando-nos uns aos outros.
Em todas as lutas são utilizadas algumas armas. Em muitas guerras, o armamento não condiz com as necessidades, o que leva para a derrota.
Também na luta espiritual são usadas ferramentas para enfrentar o inimigo. O que se precisa é empunhar o armamento correto preparado por Deus.
AS ARMAS DE DEFESA que o Senhor coloca à disposição do seu soldado são pelo menos dois:
1 – A chave é a oração que deve ser feita sempre em nome de Jesus. Efésios 6: “18 com toda a oração e súplica orando em todo tempo no Espírito e, para o mesmo fim, vigiando com toda a perseverança e súplica, por todos os santos,”
João 14: “13 e tudo quanto pedirdes em meu nome, eu o farei, para que o Pai seja glorificado no Filho”
2 – O sangue de Jesus que nos limpa do pecado e nos dá livramento. I João 1: “7 mas, se andarmos na luz, como ele na luz está, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus seu Filho nos purifica de todo pecado.”
A ARMA DE ATAQUE
A mais poderosa arma de ataque é o nome de Jesus. Marcos 16: “17 E estes sinais acompanharão aos que crerem: em meu nome expulsarão demônios; falarão novas línguas;
18 pegarão em serpentes; e se beberem alguma coisa mortífera, não lhes fará dano algum; e porão as mãos sobre os enfermos, e estes serão curados.”
João 14: “14 Se me pedirdes alguma coisa em meu nome, eu a farei.”
Temos autoridade em o nome de Jesus e esta autoridade vem da nossa comunhão com ele, de uma vida sem pecados.
ARMA DE APOIO – ANJOS
Os anjos de Deus são ministradores de Deus a nosso respeito, estão sempre a serviço de Deus.
Não devemos orar para eles, nem adorá-los. Só Deus pode dar ordens aos seus anjos ao nosso respeito.
ARMA ESTRATÉGICA
ÓLEO DA UNÇÃO
Não devemos sair por aí ungindo a qualquer pessoa, isso só é feito com entendimento do assunto. Deve-se fazer oração específica sobre a unção e não se unge pessoa endemoniada.
A unção com óleo é recomendada para ser utilizada estrategicamente em alguns casos, tais como:
1 – Para cura – Tiago 5: “14 Está doente algum de vós? Chame os anciãos da igreja, e estes orem sobre ele, ungido-o com óleo em nome do Senhor;”
2 – Para consagração - Êxodo 30:” 27 Os príncipes traziam pedras de berilo e pedras de engaste para o éfode e para o peitoral,
28 e as especiarias e o azeite para a luz, para o óleo da unção e para o incenso aromático”
Êxodo 40: “9 Então tomarás o óleo da unção e ungirás o tabernáculo, e tudo o que há nele; e o santificarás, a ele e a todos os seus móveis; e será santo”9
3 – Para quebrar o jugo - Salmo 133: “1 Oh! quão bom e quão suave é que os irmãos vivam em união!
2 É como o óleo precioso sobre a cabeça, que desceu sobre a barba, a barba de Arão, que desceu sobre a gola das suas vestes;
3 como o orvalho de Hermom, que desce sobre os montes de Sião; porque ali o Senhor ordenou a bênção, a vida para sempre”
ARMADURA DE DEUS – Efésios 6: “13 Portanto tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, havendo feito tudo, permanecer firmes.
14 Estai, pois, firmes, tendo cingidos os vossos lombos com a verdade, e vestida a couraça da justiça,
15 e calçando os pés com a preparação do evangelho da paz,
16 tomando, sobretudo, o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do Maligno.
17 Tomai também o capacete da salvação, e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus;”
Vamos verificar cada uma das partes da Armadura que Deus tem preparado para o Seu guerreiro:
a) O Capacete da Salvação. Proteção da mente. Mente renovada – nova criatura. Salvação (livre arbítrio)
b) A Couraça da Justiça. Couraça = couro
Justiça = justificado perante Deus pelo sangue de Jesus que nos purifica de todo o pecado. I João 1:7
c) Calçado da Preparação do Evangelho da Paz. É a pregação do Evangelho, levar a Palavra de Deus e a paz por onde for. Isaias 52:7
d) O Escudo da Fé = nossa fé em Deus. É para apagar os dardos inflamados do inimigo. Através da fé somos renovados, protegidos. A nossa esperança está no Senhor através da nossa fé. Isaias 40:31; Hebreus 11:1-6
e) A Espada do Espírito = Palavra de Deus. Devemos estudar, decorar e guardar
a Palavra de Deus em nosso coração. Jesus usou a Palavra como arma
dizendo: “Está escrito”. Ela é inspirada por Deus, ela tem poder Lucas. 4:1-13;
Hebreus 4:12
e) O Cinturão da Verdade = Toda a verdade. O cinto serve para segurar a calça. O sinto da verdade segura a Armadura em nós. Qualquer mentira pode derrubar toda a armadura de Deus que está em nós. Apocalipse. 21:8; 22:14-15; João 8:44.
Você está preparado para ser um guerreiro?
Já descobriu qual é o seu lugar nesta guerra?
Apresente-se ao seu General, CRISTO!
Nenhum comentário:
Postar um comentário