Como Desenvolver O Ministério Infantil
Escola Bíblica Infantil
A função da escola bíblica é instrucional; apresentação dos personagens e das histórias bíblicas.
Cinco Princípios Bíblicos para a Escola Bíblica
1. Ser bem organizada e ter um objetivo
2. Deve ter um plano definido de estudo
3. Deve ensinar o básico do cristianismo
4. Os professores devem ser qualificados
5. Os professores devem se preparar e orar
Atendimento
As escolas bíblicas atendem as crianças de
2 a 13 anos, divididas por idades e salas.
Maternal – 01 a 03 anos
Pré-Primários – 04 a 06 anos
Primários – 07 a 09 anos
Juniores – 09 a 10 anos
Adolesentes -11 a 13
Organização
Cada culto tem uma equipe diferente.
Em cada culto há um líder responsável por todo o funcionamento, distribuição do material, cuidado dos voluntários.
Voluntários; Ministram em sala de aula e ajudam na organização do material, distribuição, portaria, etc...
Voluntários
Não devemos esquecer que o primeiro e mais importante recurso didático é o próprio professor.
1. A Voz: a voz do professor deve ser agradável, bem audível, a mais perfeita dicção possível. Linguagem simples, correta e compreensível. A voz humana é um dos mais ricos e versáteis, senão o mais rico e versátil dos instrumentos, sendo capaz das mais perfeitas imitações de outras vozes humanas, de animais e aves, bem como dos mais variados sons.
2. Os gestos: gestos auxiliam e enriquecem uma narrativa. Devem ser simples harmoniosas, variados e oportunos.
3. Os conhecimentos: é indispensável conhecer a criança a quem se ensina, a matéria a ser ensinada, os objetivos propostos e a maneira como se vai ensinar. Com tais conhecimento é possível ensinar e obter resultados positivos.
Dois pontos essenciais:
1. Atendimento Cordial – não falar mal do líder / saber escutar as pessoas.
2. Auto-estima se constrói – falar sempre bem / trabalhar caráter.
Ambiente Físico
Local onde as crianças ficam deve ser sempre alegre, bem colorido e que as crianças se sintam bem.
A Preparação da Lição
A arte de Contar História
INTRODUÇÃO
Ao aceitar a incumbência de apresentar uma história bíblica para uma classe de crianças, você assume um compromisso com Deus. Você será o porta-voz na exposição de Sua Palavra para as crianças salvas e não-salvas. Portanto, será necessária uma inteira dependência do Espírito Santo para que haja êxito no trabalho. Quando à sua parte, como professor, os passos que deverá seguir são:
1. Orar
2. Estudar os textos bíblicos (3 vezes, pelo menos)
3. Estudar o manual (Livro ou revista)
4. Preparar um esboço da lição
5. Treinar e colocar em ordem o material visual
ESBOÇO
O esboço de uma história deve ter 4 divisões:
1. Começo (com introdução do "problema")
2. Andamento
3. Clímax (dando solução ao "problema")
4. Conclusão:
a. Desafio para os salvos
b. Apelo para as não-salvas
1- COMEÇO
Deve ser planejado de tal forma que desperte a atenção da classe e prenda seu interesse. Por isto, deve ser:
a. breve
b. promissor
c. envolvente
Alguns métodos que podem ser usados:
1. uma frase:"Ele desapareceu". (Jesus)
2. um objeto visível ou escondido dentro de uma caixa
3. perguntas
4. historinhas
Cada história deve apresentar um "problema" = PECADO a ser resolvido, o qual deve ser apresentado no COMEÇO. Por esta razão, o professor deve deixar para planejar o COMEÇO de uma história depois de estudá-la bem.
Deve ter sempre em mente que o COMEÇO e o CLÍMAX "solução do problema" = AMOR DE DEUS: JESUS estão interligados, visto que o CLÍMAX é onde o problema é solucionado.
2- ANDAMENTO:
É o desenrolar dos fatos ou a progressão dos acontecimentos. No andamento, o professor deve correlacionar as ações e atitudes dos personagens da história com a vida da criança, apresentando:
A. Para as não-salvas, os 06 pontos do caminho da salvação, antes de atingir o Clímax. Os pontos do caminhos da salvação são:
I. O amor de Deus – João 3.16
II. Pecador – Romanos 3.23
III. Morte e Ressurreição de Jesus – Hebreus 9.22/ 1 Coríntios 15.3,4
IV. Apropriação do presente da salvação – João 1.12/ Hebreus 13.5b
V. O salvador ressurreto – 1João 3.24
VI. Crescimento espiritual – 1 João 1.9
B. Para os salvos, ensino para crescimento e serviço cristão, dando, pelo menos 03 aplicações práticas. Não é necessário incluir no desenvolvimento todos detalhes mencionados na lição (livro ou revista) você tem que ter total dependência de Deus.
Deve-se prosseguir com o "problema" nesta parte da lição, até que se encontre a "solução" no clímax.
3- CLÍMAX
É o ponto da história onde o "problema" é resolvido. O clímax deve ser dado bem no fim da história. Pode ser enfatizado com:
a. A expressão do rosto
b. A entonação da voz (solene, misteriosa, etc)
c. Uma dramatização
d. Gestos
e. Pausa
4- CONCLUSÃO
É a parte final da lição. Deve ser feita rapidamente, lançando-se o apelo para os não-salvos. Contém deixar bem claro aqui que a salvação é um presente que precisa ser recebido para que se possa ter a certeza da Vida Eterna (Romanos 6.23 e João 1.12).
No esboço de cada lição bíblica, o professor deve adotar números, letras e cores convencionais, como:
a. Para os 6 pontos do caminho da salvação, deve usar números de cor amarela entre parênteses. (O amor de Deus)
b. Para o ensino a criança salva, pode usar as letras ECS = Ensino Criança Salva em cor verde, entre parênteses. Ex: (ECS – 1 João 1.9)
Culto Infantil
A função do culto infantil é inspiracional: aplicação dos princípios e verdades bíblicos.
Objetivos do Culto
1. Levar as crianças a conhecer a Palavra de Deus
2. Convidá-las a corresponderem ao mover do Espírito Santo para aceitarem a Jesus.
3. Apresentar o evangelho às crianças de modo que elas possam entendê-lo.
4. Despertar o desejo por missões.
5. Ensina-las como orar e agir em um louvor congregacional.
6. Mostrar a importância de ajudar a obra de Deus e ser fiel nos dízimos e ofertas.
7. Ensinar como louvar a Deus (Mt 21:16)
Cinco Pilares do Culto Infantil
As escolas bíblicas atendem as crianças de 0 a 12 anos, divididas por idades e salas.
1. Louvor e Adoração (Mt 21.15-16)
2. Participação ativa.
3. Programação que visa as necessidades das crianças.
4. Base Bíblica
5. Oração
1. Como Desenvolver os Pilares
1. Louvor - O que a música pode fazer:
a) Ensino (a música deve relacionar-se com o ensino)
b) Crianças participam
c) Estabelece o humor (diverte)
d) Celebra
- Música com Gestos – animação e atenção das crianças
- Música com CD
- Música cantada – "Eu preciso de Você"
- Música com Visual
2. Oferta - As crianças precisam aprender desde cedo o valor das ofertas e dízimos diante de Deus.
Este é um momento de aprendizado e obediência.
3. Programação que visa às necessidades das crianças / Base Bíblica
- Dramatização – Método teatral de contar história.
a) Muda – ocorre quando um narra a história, enquanto os atores encenam o que ele está contando.
b) Falada – é a que ocorre quando os atores representam diálogos (nesta as cenas podem ser interrompidas pelo narrador, para trazer explicações e incentivo as crianças).
OBS: Vocês podem utilizar as próprias crianças para irem representar o que se está narrando.
- Monólogo de Personagem – Usar alguém como se fosse da época. Narra a história na primeira pessoa. Pode ser um personagem humano, um objeto, um animal. Por exemplo: O peixe que comeu Jonas.
- Objetos – São utilizados objetos (roupas, brinquedos, acessórios, etc) como dentro de uma mochila e a medida que a história for acontecendo se retiram os objetos e estes fazem parte da história (as crianças guardam muitas das coisas quando estas se relacionam com um objeto)
- Bonecos e Fantoches – Neste recurso o interessante é utilizar uma pessoa contracenando com os bonecos e interagindo com as crianças. Tome cuidado, pois a maneira como se manuseia o boneco pode fazer com que a história se perca (movimentação da boca).
- Programa de TV – Esse método se vale dos modelos de programas de TV e seus vários quadros e características. Seus quadros podem incluir: Entrevistas, apresentações musicais, coreografias, comerciais, fazendo com que as crianças aprendam a história através do desenrolar da história.
- Mímicas – Conta-se um pedacinho da história em forma de mímica e depois comenta e pede explicações.
- Material Concreto – Para crianças, só funciona o concreto se você contar a história dos 12 apóstolos e trouxer 12 pedrinhas. Cada uma delas se transformará verdadeiramente em apóstolo na mente infantil durante a narrativa. As crianças fixarão o conteúdo de forma mais aprofundada.
- Plano da Salvação – Macacão colorido com as cores da salvação. Ou Livro sem palavras.
I. O céu (cor dourada)
II. O pecado (cor preta ou marrom/ escura, suja)
III. O sangue de Jesus (cor vermelha)
IV. A nova vida (cor branca)
V. Crescimento em Cristo (cor verde)
- Desenho – Pode contar as histórias através de desenhos feitos em tempo real, através de perguntas, deixando as crianças montarem a história.
- Outros – Flanelógrafos, visuais, retro projetor, filmes, desenhos animados, histórias cantadas, gincanas de perguntas bíblicas, etc.
I. Você, líder, precisa ser criativo, utilizar a Bíblia de uma forma atraente para as crianças.
II. Através de sua criatividade você pode criar vários métodos, basta colocar toda a sua mente para funcionar
- Sugestões Finais – Como Começar um Programa Infantil:
a) Alvo em mente: excelência
b) Avalie a necessidade
c) Estabeleça uma visão
d) Faça orçamento e providencie recursos
e) Encontre líderes qualificados
f) Faça publicidade
g) Mostre a importância do programa e suas necessidades
h) Estabeleça prioridades
i) Aceite sugestões
j) Resuma a filosofia que defina o Ministério Infantil em uma frase: Ex: "Evangelizando para ensinar e Ensinado a Evangelizar"
Como falar sobre pecado com as crianças?
Uma coisa é certa: É difícil falar sobre pecado e as conseqüências do pecado ás crianças, principalmente aos menores, de 2 a 7 anos. Então resolvi juntar algumas idéias, dicas e materiais para ajudar a todos os evangelistas de crianças á explicarem este fato, que é necessário e indispensável que toda criança saiba.
Assim como nós, a criança também é uma pecadora:
a) Nascemos no pecado:(Salmos 51:5 e Romanos 5:12)
Ninguém ensina a criança a pecar, o pecado já nasce com ela. Quando nós éramos crianças, nunca fomos é escola que tivemos uma aula de pecado, certo?
Imagina entrarmos na sala e a professora disser: "Bom dia crianças, hoje vamos ter aula de pecado! Hoje vamos aprender a beliscar o colega, amanhã vamos aprender a responder a mamãe e semana que vem vamos aprender na prática a brigar com o irmão".
Ninguém nos ensina isso, isso já nasce conosco, por isso que nossa natureza é pecaminosa.
b) Todos somos pecadores: (Romanos 3:23)
Quando a bíblia nos relata que todos somos pecadores, não especifica se é homem, mulher, idoso ou crianças. Todos nós somos pecadores e carecemos, precisamos da Glória de Deus em nossa vida. A criança precisa entender que quando nós pecamos nos afastamos de Deus. Quando contamos uma mentirinha para a mamãe, pegamos um dinheirinho escondido de alguém ou desobedecemos nossos pais estamos pecando, e o pecado desagrada a Deus, nos afastando dEle.
c) A criança está em perigo: (Mateus 18:14)
O fato de Jesus dizer que a criança está em perigo já nos dá um alerta que precisamos estar atentos aos nossos pequeninos.
Mostre á crianças que ela está em perigo quando ela fica na frente da televisão vendo coisas que não agrada ao senhor,.
Queridos, note que o diabo tem lançado dardos inflamados em nossas crianças. Ele muda apenas as estratégias, porém o alvo é sempre o mesmo: Crianças!
Em uma época foram crianças jogadas pela janela, depois crianças sendo agredida por babás, violência em escolas, e agora pedofilia.
Nossas crianças estão em perigo, e elas precisam ouvir as boas novas da salvação. E cabe á nós, ministros de crianças essa tão linda missão.
Mas como explicar para criança que ela é pecadora?
Primeiramente temos que explicar o que é pecado.
Pecado: É tudo aquilo que pensamos,falamos ou fazemos que não agrada ao Senhor.
(faça os gestos: )
Pensamos : coloque os dois dedos indicadores na cabeça
Falamos : coloque as duas mãos em forma de concha na boca
(como se estivesse cochichando)
Fazemos: movimente as duas mãos
Que não agrada ao Senhor: faça o sinal de não com o indicador e depois aponte para o céu.
O que será que fazemos que não agrada a Deus? (deixe as crianças falarem)
ü mentir, bater no amigo, falar palavrão, não respeitar a professora, o pastor da igreja.
ü brigar com a irmã, desobedecer aos mais velhos
ü Ver coisa feia na tv,pegar dinheirinho escondido na carteira do papai...
(fale pecados que realmente podem estar na vida da criança)
Todos nós podemos pecar, mas como toda coisa errada, ele tem conseqüências:
a) O pecado nos afasta de Deus
b) Deixa nosso coração sujo como lamaçal, e assim como nós não gostamos de morar num lugar sujo. Jesus também não quer morar num coração sujo de pecado.
(mostre a criança um coração sujo ou feito de cartolina preta)
detalhe : nunca diga que o pecado é "preto",mas sim escuro ou sujo,porque a criança pode associar com a cor da pele.
O melhor método para se falar do pecado com certeza é a história, e para isso a bíblia está recheada de histórias que falam sobre pecado. Dentre muitas, podemos citar:
q A queda do homem (Gênesis 3:1-24)
q O pecado de Acã (Josué 7:1 – 26)
q Naamã ( II Reis 5:1 a 19)
q Zaqueu, o publicando (Lucas 19. 1- 10)
12 Métodos Criativos para Ensinar sobre o pecado ás Crianças:
Método I:
Material:Uma garrafa pet transparente cortada ao meio,cloro,conta-gota e tintura de iodo(comprado em farmácia)
Como usar? Coloque água limpa pela metade da garrafa já cortada,diga que assim que deve ser nosso coração(bem limpinho),mas o pecado vai entrando(com o conta gota vá pingando a tinta de iodo) e dando exemplos de pecado. Assim a água fica escura e você diz que assim que fica nosso coração quando se enche de pecado.
Você pega o cloro e fala que quando aceitamos á Jesus, ele nos purifica de todo pecado e coloca o cloro dentro da água suja.
Método II:
Material: um coração feito de feltro ou carpete vermelho, quadradinhos 5x5 de cartolina preta com um pedacinho de lixa colada atrás (lixa de parede,comprada em loja material de construção)
Como usar? Vá citando o pecado, em cada pecado falado coloque um papel no coração,pois a lixa fará o papel grudar no feltro(ou carpete),se quiser mande as crianças citar o pecado e elas mesma colocarem o papel.
Em alguns instantes, o coração ficará todo coberto com o papel escuro, então você diz que assim é o nosso coração, vai enchendo devagarzinho de sujeira do pecado, e quando percebemos estamos com o coração coberto de sujeira.
Método III:
Material: Dois corações feito de papel cartão ou Eva, setas feita de palito de churrasco e cartolina preta e curativos
Como usar? Era uma vez um coraçãozinho muito mal humorado, ele vivia reclamando da vida, nada estava bom para ele.
Ele tinha uma carinha de triste, de bravo e sozinho ao mesmo tempo. Cada dia que passava, ele deixava as setas do pecado atingi-lo,porque ele achava que tudo era certo.
Um dia ele pegava um dinheirinho escondido na carteira do papai, outro dia matava aula na escola, batia nos amigos, (cite diferentes pecados), e o coraçãozinho foi ficando todo ferido, machucado pela seta do pecado.
Até que um dia, ele ouviu dizer que uma pessoa que entra ama todas as pessoas e que cura todas as feridas do coração. Rapidamente o coraçãozinho vai procurar saber desta pessoa que cura e liberta as pessoas. Então ele encontrou Jesus e o aceitou como único Salvador na sua vida, então ele leu na Bíblia que "Deus é fiel e Justos para perdoar os nossos pecados e deixa nosso coração limpinho da mancha do pecado", então o coraçãozinho confessou a Jesus o seu pecado, e Jesus curou toda a sua ferida.
Figuras:
Dois corações tamanho grande de papel cartão, um com cara de raiva e um com cara de feliz com vários curativos. E muitas setas feitas com palito de churrasco. Enquanto vai contando a historia e falando do pecado, vai colocando as setas no coração com cara de raiva. No momento que fala que Jesus cura a ferida do coração, tira-se a seta e mostra o coração com os curativos.
E quando fala q Jesus cuida do coração e sara as ferida, tira a seta e mostra o coração com os curativos.
Método IV:
Material: duas carinhas: uma feliz e uma com cara de raiva
Como usar? Conte a história de um menino chamado
Rick (por exemplo) que vivia triste, sempre pecando (falar de muitos pecados que ele cometia), resmungando e mal-humorado (mostre a carinha de raiva), conte que ele era pecador, mas que um dia ele encontra a bíblia e descobriu o que é o amor, e que Jesus nos purifica de todo pecado (mostre a carinha feliz) e deixa nossa vida muito diferente do que a que vivia antes, porque fomos ungidos com óleo de alegria (Hebreus 1:9)
Método V:
Material: Um vidro de maionese vazio com tampa (transparente), óleo e água.
Como usar? Coloque um pouco de óleo (de cozinha) no pote de maionese, preencha com água, mas coloque de modo que você possa sacudir.
Explique a Criança que Deus é santo e puro e que não gosta do pecado, a água limpa representa Deus e o óleo o pecado. Sacuda bem o vidro e mande as crianças verificarem se as duas águas vão se misturarem. Diga á Ela que assim é Deus, Ele não gosta do pecador, e o pecado nos afasta dele.
Método VI:
Material: Margarida branca (com o cabinho), anilina preta ou marrom, garrafa pet cortada ao meio, água
Como usar? Coloque na garrafa já cortada água pela metade e coloque bastante anilina (a água suja representará o pecado). Mostre a Criança a margarida branca,e diga que assim deveria ser nosso coração "alvo como a neve",mas quando a gente deixa o pecado entrar na nossa vida,ele via enchendo nosso coração de sujeira,então coloque a flor com o cabinho na água suja e veja que a flor pegará a cor da anilina.
Método VII:
Material: Jornal, detergente vermelho, bacia com água
Como usar? Chame as crianças para brincarem a vontade de amassar o jornal. Deixe-as amassar bem até sujarem bem as mãos. Mostre á elas que o pecado é assim, vai chegando sem perceber e sujando nosso coração, mas que na bíblia diz que o sangue de Jesus nos purifica de todo pecado. Então leve as criança á beira da bacia e lave as mãos dela com o detergente vermelho, que simboliza o sangue de Jesus.
Método VIII:
Material: Suco bem concentrado, porém feito com sal no lugar do açúcar.
Como usar? Faça com que as crianças tenham bastante vontade de tomarem o suco, falando que o suco está geladinho, fresquinho e uma delicia. Pergunte quem quer o suco, e coloque no copo um para cada um. Mas fale que elas devem beber todas juntas, quando você contar até três.
Deixe as crianças tomarem o suco juntas, e logo irão perceber o gosto ruim do suco. Então você diz que o pecado parece coisa boa, assim como o suco parecia ser bom,mas quando pecamos,assim como tomamos o suco,percebemos o quanto ele é ruim para nossas vidas. Depois dê as crianças bala para tirarem o gosto ruim da boca.
Método VX:
Material: Uma caixa de bombons vazia embrulhada com papel de presente e dentro da caixa coloque pedras, ou pedras enrolada no papel do bombom.
Como usar? Diga ás crianças que você trouxe um presente para elas, diga que você as ama muito, por isso trouxe aquele presente, mas diga que elas têm que dividir para todos que estão na sala. Abra a caixa e elas ficarão felizes ao verem que é uma caixa de bombom. Faça com que elas fiquem de água na boca e com muita vontade de comer o bombom, dê um para cada. Assim que elas abrirem, verão logo que não tem bombons. Então diga á ela que o pecado também engana a gente, parece que é bom, mas é ruim, pois nos afasta de Deus. No final, dê realmente á elas os bombons de verdade.
Método X:
Material: Cartolina preta e creme dental de cor branca
Como usar? Com a cartolina, faça um coração grande, ou um para cada criança em tamanho menor.
Mostre a ela que o coração escuro representa o pecado, mas que na bíblia diz que se com a boca confessarmos os nossos pecados, Deus é fiel e justo para perdoá-los. Então mande as crianças usarem o creme dental para pintar o coração escuro, logo ele ficará branquinho.
Método XI:
Material: Duas caixas de sapato (uma encapada de dourado e escrito a palavra DEUS, e outra encapada de preto escrito a palavra HOMEM) e uma régua de 50 cm na cor vermelha (pode ser também um cruz) escrito JESUS
Como usar? As duas caixas representam Deus e o homem. Coloca a caixa uma do lado da outra e diz que deus e o homem eram bem unidos, porém o homem pecou se afastou de Deus (separe as duas caixas), explique que surgiu um abismo entre os dois e que para eles se unirem novamente, Deus enviou seu filho Jesus como um intermediário, como uma ponte que liga o homem á Deus novamente (então você coloca a régua como se fosse uma ponte ligando o homem é Deus)
Método XII:
Material: Uma Almofada em forma de Cruz (pode ser feita de TNT)
Como usar? Explique para a Criança que antes do pecado, o homem vivia lado a lado com o Senhor, que eles eram bons amigos, e que Deus visitava Adão todos os dias no Jardim do Edém. Eles tinham amizade e comunhão. (Convide uma pessoa para te ajudar e representar Deus, onde ele quem vai segurar a almofada em forma de cruz (você pode colocar um crachá escrito DEUS), e abrace a pessoa representando a amizade de Deus com o homem. Então você diz que o homem pecou (neste momento você dá uma passo para sua esquerda, representando que o homem se afastou de Deus). Você vai citando os tipos de pecados e vai se distanciando de Deus, e mostre com muita ênfase para as crianças que Deus nunca saiu do lugar dele, foi o homem quem se distanciou de Deus.
O amor de Deus é tão, tão grande por nós que Ele enviou seu Único filho Jesus para morrer numa cruz por nós (Então "Deus" estica o braço e oferece a cruz para o "homem" segurar.
Cada um segura uma ponta da cruz e "Deus" puxa bem devagar a cruz e abraça novamente o homem. Então você diz que Jesus é o único caminho que leva á Deus. Não esqueça de falar para as crianças que Jesus levou sobre si todos os nossos pecados.
Escola Bíblica Infantil
A função da escola bíblica é instrucional; apresentação dos personagens e das histórias bíblicas.
Cinco Princípios Bíblicos para a Escola Bíblica
1. Ser bem organizada e ter um objetivo
2. Deve ter um plano definido de estudo
3. Deve ensinar o básico do cristianismo
4. Os professores devem ser qualificados
5. Os professores devem se preparar e orar
Atendimento
As escolas bíblicas atendem as crianças de
2 a 13 anos, divididas por idades e salas.
Maternal – 01 a 03 anos
Pré-Primários – 04 a 06 anos
Primários – 07 a 09 anos
Juniores – 09 a 10 anos
Adolesentes -11 a 13
Organização
Cada culto tem uma equipe diferente.
Em cada culto há um líder responsável por todo o funcionamento, distribuição do material, cuidado dos voluntários.
Voluntários; Ministram em sala de aula e ajudam na organização do material, distribuição, portaria, etc...
Voluntários
Não devemos esquecer que o primeiro e mais importante recurso didático é o próprio professor.
1. A Voz: a voz do professor deve ser agradável, bem audível, a mais perfeita dicção possível. Linguagem simples, correta e compreensível. A voz humana é um dos mais ricos e versáteis, senão o mais rico e versátil dos instrumentos, sendo capaz das mais perfeitas imitações de outras vozes humanas, de animais e aves, bem como dos mais variados sons.
2. Os gestos: gestos auxiliam e enriquecem uma narrativa. Devem ser simples harmoniosas, variados e oportunos.
3. Os conhecimentos: é indispensável conhecer a criança a quem se ensina, a matéria a ser ensinada, os objetivos propostos e a maneira como se vai ensinar. Com tais conhecimento é possível ensinar e obter resultados positivos.
Dois pontos essenciais:
1. Atendimento Cordial – não falar mal do líder / saber escutar as pessoas.
2. Auto-estima se constrói – falar sempre bem / trabalhar caráter.
Ambiente Físico
Local onde as crianças ficam deve ser sempre alegre, bem colorido e que as crianças se sintam bem.
A Preparação da Lição
A arte de Contar História
INTRODUÇÃO
Ao aceitar a incumbência de apresentar uma história bíblica para uma classe de crianças, você assume um compromisso com Deus. Você será o porta-voz na exposição de Sua Palavra para as crianças salvas e não-salvas. Portanto, será necessária uma inteira dependência do Espírito Santo para que haja êxito no trabalho. Quando à sua parte, como professor, os passos que deverá seguir são:
1. Orar
2. Estudar os textos bíblicos (3 vezes, pelo menos)
3. Estudar o manual (Livro ou revista)
4. Preparar um esboço da lição
5. Treinar e colocar em ordem o material visual
ESBOÇO
O esboço de uma história deve ter 4 divisões:
1. Começo (com introdução do "problema")
2. Andamento
3. Clímax (dando solução ao "problema")
4. Conclusão:
a. Desafio para os salvos
b. Apelo para as não-salvas
1- COMEÇO
Deve ser planejado de tal forma que desperte a atenção da classe e prenda seu interesse. Por isto, deve ser:
a. breve
b. promissor
c. envolvente
Alguns métodos que podem ser usados:
1. uma frase:"Ele desapareceu". (Jesus)
2. um objeto visível ou escondido dentro de uma caixa
3. perguntas
4. historinhas
Cada história deve apresentar um "problema" = PECADO a ser resolvido, o qual deve ser apresentado no COMEÇO. Por esta razão, o professor deve deixar para planejar o COMEÇO de uma história depois de estudá-la bem.
Deve ter sempre em mente que o COMEÇO e o CLÍMAX "solução do problema" = AMOR DE DEUS: JESUS estão interligados, visto que o CLÍMAX é onde o problema é solucionado.
2- ANDAMENTO:
É o desenrolar dos fatos ou a progressão dos acontecimentos. No andamento, o professor deve correlacionar as ações e atitudes dos personagens da história com a vida da criança, apresentando:
A. Para as não-salvas, os 06 pontos do caminho da salvação, antes de atingir o Clímax. Os pontos do caminhos da salvação são:
I. O amor de Deus – João 3.16
II. Pecador – Romanos 3.23
III. Morte e Ressurreição de Jesus – Hebreus 9.22/ 1 Coríntios 15.3,4
IV. Apropriação do presente da salvação – João 1.12/ Hebreus 13.5b
V. O salvador ressurreto – 1João 3.24
VI. Crescimento espiritual – 1 João 1.9
B. Para os salvos, ensino para crescimento e serviço cristão, dando, pelo menos 03 aplicações práticas. Não é necessário incluir no desenvolvimento todos detalhes mencionados na lição (livro ou revista) você tem que ter total dependência de Deus.
Deve-se prosseguir com o "problema" nesta parte da lição, até que se encontre a "solução" no clímax.
3- CLÍMAX
É o ponto da história onde o "problema" é resolvido. O clímax deve ser dado bem no fim da história. Pode ser enfatizado com:
a. A expressão do rosto
b. A entonação da voz (solene, misteriosa, etc)
c. Uma dramatização
d. Gestos
e. Pausa
4- CONCLUSÃO
É a parte final da lição. Deve ser feita rapidamente, lançando-se o apelo para os não-salvos. Contém deixar bem claro aqui que a salvação é um presente que precisa ser recebido para que se possa ter a certeza da Vida Eterna (Romanos 6.23 e João 1.12).
No esboço de cada lição bíblica, o professor deve adotar números, letras e cores convencionais, como:
a. Para os 6 pontos do caminho da salvação, deve usar números de cor amarela entre parênteses. (O amor de Deus)
b. Para o ensino a criança salva, pode usar as letras ECS = Ensino Criança Salva em cor verde, entre parênteses. Ex: (ECS – 1 João 1.9)
Culto Infantil
A função do culto infantil é inspiracional: aplicação dos princípios e verdades bíblicos.
Objetivos do Culto
1. Levar as crianças a conhecer a Palavra de Deus
2. Convidá-las a corresponderem ao mover do Espírito Santo para aceitarem a Jesus.
3. Apresentar o evangelho às crianças de modo que elas possam entendê-lo.
4. Despertar o desejo por missões.
5. Ensina-las como orar e agir em um louvor congregacional.
6. Mostrar a importância de ajudar a obra de Deus e ser fiel nos dízimos e ofertas.
7. Ensinar como louvar a Deus (Mt 21:16)
Cinco Pilares do Culto Infantil
As escolas bíblicas atendem as crianças de 0 a 12 anos, divididas por idades e salas.
1. Louvor e Adoração (Mt 21.15-16)
2. Participação ativa.
3. Programação que visa as necessidades das crianças.
4. Base Bíblica
5. Oração
1. Como Desenvolver os Pilares
1. Louvor - O que a música pode fazer:
a) Ensino (a música deve relacionar-se com o ensino)
b) Crianças participam
c) Estabelece o humor (diverte)
d) Celebra
- Música com Gestos – animação e atenção das crianças
- Música com CD
- Música cantada – "Eu preciso de Você"
- Música com Visual
2. Oferta - As crianças precisam aprender desde cedo o valor das ofertas e dízimos diante de Deus.
Este é um momento de aprendizado e obediência.
3. Programação que visa às necessidades das crianças / Base Bíblica
- Dramatização – Método teatral de contar história.
a) Muda – ocorre quando um narra a história, enquanto os atores encenam o que ele está contando.
b) Falada – é a que ocorre quando os atores representam diálogos (nesta as cenas podem ser interrompidas pelo narrador, para trazer explicações e incentivo as crianças).
OBS: Vocês podem utilizar as próprias crianças para irem representar o que se está narrando.
- Monólogo de Personagem – Usar alguém como se fosse da época. Narra a história na primeira pessoa. Pode ser um personagem humano, um objeto, um animal. Por exemplo: O peixe que comeu Jonas.
- Objetos – São utilizados objetos (roupas, brinquedos, acessórios, etc) como dentro de uma mochila e a medida que a história for acontecendo se retiram os objetos e estes fazem parte da história (as crianças guardam muitas das coisas quando estas se relacionam com um objeto)
- Bonecos e Fantoches – Neste recurso o interessante é utilizar uma pessoa contracenando com os bonecos e interagindo com as crianças. Tome cuidado, pois a maneira como se manuseia o boneco pode fazer com que a história se perca (movimentação da boca).
- Programa de TV – Esse método se vale dos modelos de programas de TV e seus vários quadros e características. Seus quadros podem incluir: Entrevistas, apresentações musicais, coreografias, comerciais, fazendo com que as crianças aprendam a história através do desenrolar da história.
- Mímicas – Conta-se um pedacinho da história em forma de mímica e depois comenta e pede explicações.
- Material Concreto – Para crianças, só funciona o concreto se você contar a história dos 12 apóstolos e trouxer 12 pedrinhas. Cada uma delas se transformará verdadeiramente em apóstolo na mente infantil durante a narrativa. As crianças fixarão o conteúdo de forma mais aprofundada.
- Plano da Salvação – Macacão colorido com as cores da salvação. Ou Livro sem palavras.
I. O céu (cor dourada)
II. O pecado (cor preta ou marrom/ escura, suja)
III. O sangue de Jesus (cor vermelha)
IV. A nova vida (cor branca)
V. Crescimento em Cristo (cor verde)
- Desenho – Pode contar as histórias através de desenhos feitos em tempo real, através de perguntas, deixando as crianças montarem a história.
- Outros – Flanelógrafos, visuais, retro projetor, filmes, desenhos animados, histórias cantadas, gincanas de perguntas bíblicas, etc.
I. Você, líder, precisa ser criativo, utilizar a Bíblia de uma forma atraente para as crianças.
II. Através de sua criatividade você pode criar vários métodos, basta colocar toda a sua mente para funcionar
- Sugestões Finais – Como Começar um Programa Infantil:
a) Alvo em mente: excelência
b) Avalie a necessidade
c) Estabeleça uma visão
d) Faça orçamento e providencie recursos
e) Encontre líderes qualificados
f) Faça publicidade
g) Mostre a importância do programa e suas necessidades
h) Estabeleça prioridades
i) Aceite sugestões
j) Resuma a filosofia que defina o Ministério Infantil em uma frase: Ex: "Evangelizando para ensinar e Ensinado a Evangelizar"
Como falar sobre pecado com as crianças?
Uma coisa é certa: É difícil falar sobre pecado e as conseqüências do pecado ás crianças, principalmente aos menores, de 2 a 7 anos. Então resolvi juntar algumas idéias, dicas e materiais para ajudar a todos os evangelistas de crianças á explicarem este fato, que é necessário e indispensável que toda criança saiba.
Assim como nós, a criança também é uma pecadora:
a) Nascemos no pecado:(Salmos 51:5 e Romanos 5:12)
Ninguém ensina a criança a pecar, o pecado já nasce com ela. Quando nós éramos crianças, nunca fomos é escola que tivemos uma aula de pecado, certo?
Imagina entrarmos na sala e a professora disser: "Bom dia crianças, hoje vamos ter aula de pecado! Hoje vamos aprender a beliscar o colega, amanhã vamos aprender a responder a mamãe e semana que vem vamos aprender na prática a brigar com o irmão".
Ninguém nos ensina isso, isso já nasce conosco, por isso que nossa natureza é pecaminosa.
b) Todos somos pecadores: (Romanos 3:23)
Quando a bíblia nos relata que todos somos pecadores, não especifica se é homem, mulher, idoso ou crianças. Todos nós somos pecadores e carecemos, precisamos da Glória de Deus em nossa vida. A criança precisa entender que quando nós pecamos nos afastamos de Deus. Quando contamos uma mentirinha para a mamãe, pegamos um dinheirinho escondido de alguém ou desobedecemos nossos pais estamos pecando, e o pecado desagrada a Deus, nos afastando dEle.
c) A criança está em perigo: (Mateus 18:14)
O fato de Jesus dizer que a criança está em perigo já nos dá um alerta que precisamos estar atentos aos nossos pequeninos.
Mostre á crianças que ela está em perigo quando ela fica na frente da televisão vendo coisas que não agrada ao senhor,.
Queridos, note que o diabo tem lançado dardos inflamados em nossas crianças. Ele muda apenas as estratégias, porém o alvo é sempre o mesmo: Crianças!
Em uma época foram crianças jogadas pela janela, depois crianças sendo agredida por babás, violência em escolas, e agora pedofilia.
Nossas crianças estão em perigo, e elas precisam ouvir as boas novas da salvação. E cabe á nós, ministros de crianças essa tão linda missão.
Mas como explicar para criança que ela é pecadora?
Primeiramente temos que explicar o que é pecado.
Pecado: É tudo aquilo que pensamos,falamos ou fazemos que não agrada ao Senhor.
(faça os gestos: )
Pensamos : coloque os dois dedos indicadores na cabeça
Falamos : coloque as duas mãos em forma de concha na boca
(como se estivesse cochichando)
Fazemos: movimente as duas mãos
Que não agrada ao Senhor: faça o sinal de não com o indicador e depois aponte para o céu.
O que será que fazemos que não agrada a Deus? (deixe as crianças falarem)
ü mentir, bater no amigo, falar palavrão, não respeitar a professora, o pastor da igreja.
ü brigar com a irmã, desobedecer aos mais velhos
ü Ver coisa feia na tv,pegar dinheirinho escondido na carteira do papai...
(fale pecados que realmente podem estar na vida da criança)
Todos nós podemos pecar, mas como toda coisa errada, ele tem conseqüências:
a) O pecado nos afasta de Deus
b) Deixa nosso coração sujo como lamaçal, e assim como nós não gostamos de morar num lugar sujo. Jesus também não quer morar num coração sujo de pecado.
(mostre a criança um coração sujo ou feito de cartolina preta)
detalhe : nunca diga que o pecado é "preto",mas sim escuro ou sujo,porque a criança pode associar com a cor da pele.
O melhor método para se falar do pecado com certeza é a história, e para isso a bíblia está recheada de histórias que falam sobre pecado. Dentre muitas, podemos citar:
q A queda do homem (Gênesis 3:1-24)
q O pecado de Acã (Josué 7:1 – 26)
q Naamã ( II Reis 5:1 a 19)
q Zaqueu, o publicando (Lucas 19. 1- 10)
12 Métodos Criativos para Ensinar sobre o pecado ás Crianças:
Método I:
Material:Uma garrafa pet transparente cortada ao meio,cloro,conta-gota e tintura de iodo(comprado em farmácia)
Como usar? Coloque água limpa pela metade da garrafa já cortada,diga que assim que deve ser nosso coração(bem limpinho),mas o pecado vai entrando(com o conta gota vá pingando a tinta de iodo) e dando exemplos de pecado. Assim a água fica escura e você diz que assim que fica nosso coração quando se enche de pecado.
Você pega o cloro e fala que quando aceitamos á Jesus, ele nos purifica de todo pecado e coloca o cloro dentro da água suja.
Método II:
Material: um coração feito de feltro ou carpete vermelho, quadradinhos 5x5 de cartolina preta com um pedacinho de lixa colada atrás (lixa de parede,comprada em loja material de construção)
Como usar? Vá citando o pecado, em cada pecado falado coloque um papel no coração,pois a lixa fará o papel grudar no feltro(ou carpete),se quiser mande as crianças citar o pecado e elas mesma colocarem o papel.
Em alguns instantes, o coração ficará todo coberto com o papel escuro, então você diz que assim é o nosso coração, vai enchendo devagarzinho de sujeira do pecado, e quando percebemos estamos com o coração coberto de sujeira.
Método III:
Material: Dois corações feito de papel cartão ou Eva, setas feita de palito de churrasco e cartolina preta e curativos
Como usar? Era uma vez um coraçãozinho muito mal humorado, ele vivia reclamando da vida, nada estava bom para ele.
Ele tinha uma carinha de triste, de bravo e sozinho ao mesmo tempo. Cada dia que passava, ele deixava as setas do pecado atingi-lo,porque ele achava que tudo era certo.
Um dia ele pegava um dinheirinho escondido na carteira do papai, outro dia matava aula na escola, batia nos amigos, (cite diferentes pecados), e o coraçãozinho foi ficando todo ferido, machucado pela seta do pecado.
Até que um dia, ele ouviu dizer que uma pessoa que entra ama todas as pessoas e que cura todas as feridas do coração. Rapidamente o coraçãozinho vai procurar saber desta pessoa que cura e liberta as pessoas. Então ele encontrou Jesus e o aceitou como único Salvador na sua vida, então ele leu na Bíblia que "Deus é fiel e Justos para perdoar os nossos pecados e deixa nosso coração limpinho da mancha do pecado", então o coraçãozinho confessou a Jesus o seu pecado, e Jesus curou toda a sua ferida.
Figuras:
Dois corações tamanho grande de papel cartão, um com cara de raiva e um com cara de feliz com vários curativos. E muitas setas feitas com palito de churrasco. Enquanto vai contando a historia e falando do pecado, vai colocando as setas no coração com cara de raiva. No momento que fala que Jesus cura a ferida do coração, tira-se a seta e mostra o coração com os curativos.
E quando fala q Jesus cuida do coração e sara as ferida, tira a seta e mostra o coração com os curativos.
Método IV:
Material: duas carinhas: uma feliz e uma com cara de raiva
Como usar? Conte a história de um menino chamado
Rick (por exemplo) que vivia triste, sempre pecando (falar de muitos pecados que ele cometia), resmungando e mal-humorado (mostre a carinha de raiva), conte que ele era pecador, mas que um dia ele encontra a bíblia e descobriu o que é o amor, e que Jesus nos purifica de todo pecado (mostre a carinha feliz) e deixa nossa vida muito diferente do que a que vivia antes, porque fomos ungidos com óleo de alegria (Hebreus 1:9)
Método V:
Material: Um vidro de maionese vazio com tampa (transparente), óleo e água.
Como usar? Coloque um pouco de óleo (de cozinha) no pote de maionese, preencha com água, mas coloque de modo que você possa sacudir.
Explique a Criança que Deus é santo e puro e que não gosta do pecado, a água limpa representa Deus e o óleo o pecado. Sacuda bem o vidro e mande as crianças verificarem se as duas águas vão se misturarem. Diga á Ela que assim é Deus, Ele não gosta do pecador, e o pecado nos afasta dele.
Método VI:
Material: Margarida branca (com o cabinho), anilina preta ou marrom, garrafa pet cortada ao meio, água
Como usar? Coloque na garrafa já cortada água pela metade e coloque bastante anilina (a água suja representará o pecado). Mostre a Criança a margarida branca,e diga que assim deveria ser nosso coração "alvo como a neve",mas quando a gente deixa o pecado entrar na nossa vida,ele via enchendo nosso coração de sujeira,então coloque a flor com o cabinho na água suja e veja que a flor pegará a cor da anilina.
Método VII:
Material: Jornal, detergente vermelho, bacia com água
Como usar? Chame as crianças para brincarem a vontade de amassar o jornal. Deixe-as amassar bem até sujarem bem as mãos. Mostre á elas que o pecado é assim, vai chegando sem perceber e sujando nosso coração, mas que na bíblia diz que o sangue de Jesus nos purifica de todo pecado. Então leve as criança á beira da bacia e lave as mãos dela com o detergente vermelho, que simboliza o sangue de Jesus.
Método VIII:
Material: Suco bem concentrado, porém feito com sal no lugar do açúcar.
Como usar? Faça com que as crianças tenham bastante vontade de tomarem o suco, falando que o suco está geladinho, fresquinho e uma delicia. Pergunte quem quer o suco, e coloque no copo um para cada um. Mas fale que elas devem beber todas juntas, quando você contar até três.
Deixe as crianças tomarem o suco juntas, e logo irão perceber o gosto ruim do suco. Então você diz que o pecado parece coisa boa, assim como o suco parecia ser bom,mas quando pecamos,assim como tomamos o suco,percebemos o quanto ele é ruim para nossas vidas. Depois dê as crianças bala para tirarem o gosto ruim da boca.
Método VX:
Material: Uma caixa de bombons vazia embrulhada com papel de presente e dentro da caixa coloque pedras, ou pedras enrolada no papel do bombom.
Como usar? Diga ás crianças que você trouxe um presente para elas, diga que você as ama muito, por isso trouxe aquele presente, mas diga que elas têm que dividir para todos que estão na sala. Abra a caixa e elas ficarão felizes ao verem que é uma caixa de bombom. Faça com que elas fiquem de água na boca e com muita vontade de comer o bombom, dê um para cada. Assim que elas abrirem, verão logo que não tem bombons. Então diga á ela que o pecado também engana a gente, parece que é bom, mas é ruim, pois nos afasta de Deus. No final, dê realmente á elas os bombons de verdade.
Método X:
Material: Cartolina preta e creme dental de cor branca
Como usar? Com a cartolina, faça um coração grande, ou um para cada criança em tamanho menor.
Mostre a ela que o coração escuro representa o pecado, mas que na bíblia diz que se com a boca confessarmos os nossos pecados, Deus é fiel e justo para perdoá-los. Então mande as crianças usarem o creme dental para pintar o coração escuro, logo ele ficará branquinho.
Método XI:
Material: Duas caixas de sapato (uma encapada de dourado e escrito a palavra DEUS, e outra encapada de preto escrito a palavra HOMEM) e uma régua de 50 cm na cor vermelha (pode ser também um cruz) escrito JESUS
Como usar? As duas caixas representam Deus e o homem. Coloca a caixa uma do lado da outra e diz que deus e o homem eram bem unidos, porém o homem pecou se afastou de Deus (separe as duas caixas), explique que surgiu um abismo entre os dois e que para eles se unirem novamente, Deus enviou seu filho Jesus como um intermediário, como uma ponte que liga o homem á Deus novamente (então você coloca a régua como se fosse uma ponte ligando o homem é Deus)
Método XII:
Material: Uma Almofada em forma de Cruz (pode ser feita de TNT)
Como usar? Explique para a Criança que antes do pecado, o homem vivia lado a lado com o Senhor, que eles eram bons amigos, e que Deus visitava Adão todos os dias no Jardim do Edém. Eles tinham amizade e comunhão. (Convide uma pessoa para te ajudar e representar Deus, onde ele quem vai segurar a almofada em forma de cruz (você pode colocar um crachá escrito DEUS), e abrace a pessoa representando a amizade de Deus com o homem. Então você diz que o homem pecou (neste momento você dá uma passo para sua esquerda, representando que o homem se afastou de Deus). Você vai citando os tipos de pecados e vai se distanciando de Deus, e mostre com muita ênfase para as crianças que Deus nunca saiu do lugar dele, foi o homem quem se distanciou de Deus.
O amor de Deus é tão, tão grande por nós que Ele enviou seu Único filho Jesus para morrer numa cruz por nós (Então "Deus" estica o braço e oferece a cruz para o "homem" segurar.
Cada um segura uma ponta da cruz e "Deus" puxa bem devagar a cruz e abraça novamente o homem. Então você diz que Jesus é o único caminho que leva á Deus. Não esqueça de falar para as crianças que Jesus levou sobre si todos os nossos pecados.
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