quinta-feira, 27 de janeiro de 2022

:Noé e o dilúvio

INICIANDO A AULA: Sugestões para o Desenvolvimento da aula: Titulo da lição: Noé e o dilúvio
Esse material é dirigido para professores nas igrejas, mas você que é papai ou mamãe ou a pessoa responsável pela criança, também pode aproveitar essas dicas para ensinar os pequeninos em casa. Vale a pena começar a falar desde cedo sobre o amor de Deus!
Exemplo básico de plano de aula. Tem muitos tios e tias que estão começando e ficam um pouco perdidos.
Liturgia para a EBD 1. Oração inicial 2. Louvores 3. Boas vindas 4. Chamada 5. Plano de frequência 6. Oferta 7. Leitura Bíblica 8. Memorização do versículo 9. Titulo da lição 10. História bíblica 11. Atividade 12. Dinâmica, brincadeira ou jogos 13. Lanche 14. Oração final.
· Ore com sua turma por sua aula. Se á algum pedido especial, pois as vezes pode ter acontecido algo com eles, e a sua oração, será aquilo que pode deixar tranquilo e confiante em Deus. Pedir para que um aluno ore, incentive suas crianças a orar na sala.
Momento do louvor Cante: Movimente-se com as crianças, cante com alegria . Ensine como devemos adorar a Deus e porque devemos. Arca de Noé - 3Palavrinhas - Volume 4 Um Homem Legal | DVD A Arca de Noé | Crianças Diante do Trono Um DVD excelente para trabalhar essa história com as crianças é o Arca de Noé das Crianças Diante do Trono. A história é bem contada, as músicas são bem feitas, inteligentes, as animações interessantes, sempre com aplicações para a vida das crianças. Acho importante, antes de mais nada, explicar o porquê de Deus ter mandado o Dilúvio. Missão de amor (Cântico Cristão Infantil) MISSIONARIOZINHO - 3PALAVRINHAS Obedecer - Diante do Trono Crianças Sandrinha - A Arca Toc-toc martelinho Aline Barros & Cia 3 - Arca de noé Cristina Mel - Canção da bicharadaO Diluvio Cristina Mel
Queridas tias e tios. É um privilégio podermos servir ao Senhor no trabalho com as crianças. Permita que as crianças 'sirvam' uns aos outros como ajudantes na aula, seja para tirar a oferta, fazer oração, distribuir folhas de atividades, servir lanchinho, ajudar a arrumar a sala após a aula, etc. Jesus nos deixou o exemplo de SERVIR aos outros. Somos discípulos de Jesus. Quem é discípulo segue os passos do Mestre. Gazofilácio – Uma caixa pequena encapada com crepom ou eva formando uma caixa de oferta. Com um buraco para por as ofertas. Antes de contar a história, explicar a palavra e dizer o que significa. Oferta: Ensine as crianças que não devemos chegar à presença de Deus com as mãos vazia, que devemos trazer sempre a nossa oferta de gratidão e de amor a Ele. Objetivo: Delinear os dias que antecederam ao Dilúvio e o exemplo de fé apresentado por Noé.
É hora do versículo: Memorizando "E Noé fez tudo conforme Deus havia mandado"(Gênesis 6.22). Brincadeira Seu Noé posso ir? Material: Máscaras ou cartões com nomes de bichos, uma para cada criança. Antes da brincadeira distribua os cartões ou máscaras. Cada criança será então o animal que está descrito no seu cartão. Cada criança só poderá andar quando o Noé chamar o nome do bicho e deverá imitar o passo do bicho. Uma das crianças (ou um adulto) é escolhida para ser o Noé e fica num lado da sala. Todas as outras crianças ficaram no outro lado da sala, de frente para o Noé. As crianças então perguntam: "Seu Noé posso ir? Quantos passos?" O Noé responde, por exemplo: "5 passos de coelho". Assim, as crianças com máscara/cartão de coelho devem dar 5 pulinhos para frente. E assim sucessivamente: as crianças perguntando e o Noé dando as instruções: tantos passos de tal bicho. Combinamos que se o Noé dissesse "5 passos de bicharada" todas as crianças andariam, cada qual imitando o seu próprio bicho. A sugestão é que atrás do Noé haja uma porta ou local que represente a arca e as crianças, à medida que vão chegando perto do Noé são encaminhas para dentro deste local. Após a brincadeira (todas as crianças dentro da "arca") pode-se contar a história do dilúvio ou fazer alguma atividade relacionada. Lembre-se de pedir ao Noé que distribua bem os passos, para que não fiquem crianças muito atrás. E também que ele não se empolgue e diga de uma vez só todos os passos necessários para atravessar a sala.

terça-feira, 25 de janeiro de 2022

“Daqui a cem anos, não importará o tipo de carro que dirigi, o tipo de casa em que morei, quanto tinha depositado no banco, nem que roupas vesti. Mas o mundo pode ser um pouco melhor porque eu fui importante na vida de uma criança. ”
*Deixai vir os pequeninos a mim, e não os impeçais; porque dos tais é o reino de Deus. Marcos 10:14. *Ensina a criança no caminho em que deve andar; e até quando envelhecer não se desviará dele. Provérbios.
BRINCADEIRAS: 1- Escolha algumas crianças para fazerem mímica representando algumas partes da história. 2- Divida as crianças em dois ou mais grupos, de acordo com o número , leve para a classe peças de roupa que têm referência com a história, Cada grupo terá um menino para representar João Batista, o grupo que caracterizar melhor e mais rápido O João, será o vencedor, para dificultar as roupas poderão estar misturadas a outras coisas e distantes de João para que o grupo possa correr para buscar e escolher o que melhor caracteriza o personagem. É importante pedir ajuda a todos os monitores na decisão da melhor caracterização. Pode trocar o João e brincar enquanto houver interesse.
* A dinâmica de cada professor para fazer acontecer a aula são diferentes, mas abaixo seguem algumas dicas que ajudam bastante: * Tenha todo o material da aula à mão para que não haja interrupções; * Tenha sua Bíblia sempre aberta sobre a mesa e use-a sempre que for ler um versículo, ou para apontar onde a história da lição está escrita. A criança precisa saber que a história é verdadeira e você não a inventou; *Receba as crianças sempre com bastante alegria, perguntando-lhes sobre a semana e fazendo-as sentirem-se importantes e necessárias; * Tire momentos para louvores e oração conjunta ensinando que deve ser feita com os olhos fechados. Estimule a todos para que orem. * Separe um tempo para a memorização do versículo da lição. Procure fazê-lo em cartazes bem coloridos . * Devemos ensinar a memorização de versículos para que a criança aprenda e acostume-se a usar a Palavra de Deus. * É sempre importante explicar o significado de cada palavra que forma o versículo para que possa ser compreendido e não meramente decorado . * O versículo pode ser repetido durante a aula, fixado na parede da classe e dado a cada criança um pequeno cartão, que será levado para casa Deixe que as crianças observem à vontade os cantinhos na sala que você montou para a lição. Quando achar conveniente mostre o relógio de mudança de atividade, guarde os brinquedos com a ajuda das crianças e reúna todas elas no cantinho do louvor.
Prepare você também recursos para o momento do Louvor eles enriquecem o aprendizado para que as crianças cantem e entoem as verdades bíblicas!!! Use alguns instrumentos musicais de brinquedo ou reciclado como você achar melhor.
Momento do louvor Movimente-se com as crianças, cante com alegria . Ensine como devemos adorar a Deus e porque devemos. DEUS É BOM PRA MIM - 3PALAVRINHAS - VOLUME 2 Turma do Cristãozinho - Leia a Bíblia e faça oração
· Ore com sua turma por sua aula. Se á algum pedido especial, pois as vezes pode ter acontecido algo com eles, e a sua oração, será aquilo que pode deixar tranquilo e confiante em Deus. Queridas tias e tios. É um privilégio podermos servir ao Senhor no trabalho com as crianças. Permita que as crianças 'sirvam' uns aos outros como ajudantes na aula, seja para tirar a oferta, fazer oração, distribuir folhas de atividades, servir lanchinho, ajudar a arrumar a sala após a aula, etc. Jesus nos deixou o exemplo de SERVIR aos outros. Somos discípulos de Jesus. Quem é discípulo segue os passos do Mestre. Deus te abençoe!!
História Bíblica: Vamos ler o que a Bíblia diz: Mateus 3. 1-17
1 E, naqueles dias, apareceu João o Batista pregando no deserto da Judéia, 2 E dizendo: Arrependei-vos, porque é chegado o reino dos céus. 3 Porque este é o anunciado pelo profeta Isaías, que disse:Voz do que clama no deserto:Preparai o caminho do Senhor,Endireitai as suas veredas. 4 E este João tinha as suas vestes de pelos de camelo, e um cinto de couro em torno de seus lombos; e alimentava-se de gafanhotos e de mel silvestre. 5 Então ia ter com ele Jerusalém, e toda a Judéia, e toda a província adjacente ao Jordão; 6 E eram por ele batizados no rio Jordão, confessando os seus pecados. 7 E, vendo ele muitos dos fariseus e dos saduceus, que vinham ao seu batismo, dizia-lhes: Raça de víboras, quem vos ensinou a fugir da ira futura? 8 Produzi, pois, frutos dignos de arrependimento; 9 E não presumais, de vós mesmos, dizendo: Temos por pai a Abraão; porque eu vos digo que, mesmo destas pedras, Deus pode suscitar filhos a Abraão. 10 E também agora está posto o machado à raiz das árvores; toda a árvore, pois, que não produz bom fruto, é cortada e lançada no fogo. 11 E eu, em verdade, vos batizo com água, para o arrependimento; mas aquele que vem após mim é mais poderoso do que eu; cujas alparcas não sou digno de levar; ele vos batizará com o Espírito Santo, e com fogo. 12 Em sua mão tem a pá, e limpará a sua eira, e recolherá no celeiro o seu trigo, e queimará a palha com fogo que nunca se apagará. 13 Então veio Jesus da Galiléia ter com João, junto do Jordão, para ser batizado por ele. 14 Mas João opunha-se-lhe, dizendo: Eu careço de ser batizado por ti, e vens tu a mim? 15 Jesus, porém, respondendo, disse-lhe: Deixa por agora, porque assim nos convém cumprir toda a justiça. Então ele o permitiu. 16 E, sendo Jesus batizado, saiu logo da água, e eis que se lhe abriram os céus, e viu o Espírito de Deus descendo como pomba e vindo sobre ele. 17 E eis que uma voz dos céus dizia: Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo.
Leve 2 vasilhas (se possível dessas de plástico - com tampa) e coloque melzinho em gomos em uma, e na outra coloque aqueles salgadinhos bem fininhos em forma de palitinhos secos. Eles serão como gafanhotos. Deixe escondido. Faça um suspense. No meio da história, qd for mencionar o quão esquisito é o nosso herói e como ele se alimentava de mel - abra a vasilha e ofereça: "- Quem quer um melzinho?" Em seguida, mostre a figura do GAFONHOTO e conte que João Batista comia esse inseto. Levante levemente a tampa da vasilha e pergunte: "- Quem quer um gafanhoto?" A resposta automática será um grande NÃOOOO espantado! Mas aí eles verão os salgadinhos e cada um provavelmente vai querer experimentar desse 'gafanhoto'... Aqui está uma sugestão bem legal para trabalhar a história de João Batista, eu gostei muito da ideia e vou providenciar o mel e os biscoitinhos para levar para a minha turma no domingo, já estou até imaginando a carinha deles: _espantados?...curiosos?... tenho certeza que eles vão amar. Experimente vc também, e faça com os seus pequeninos... Sugestões: Recursos visuais Para salvar as imagens em seu computador clique com o botão direito do mouse sobre a figura, depois clique na opção "salvar como". Pronto, agora é só imprimir)